Bruna Frascolla Profile picture
Sep 8, 2020 4 tweets 1 min read Read on X
Suponha que você é um roceiro num rincão do Nordeste: você produz muita mandioca, e usa pra trocar. Por essas bandas, o dinheiro é escasso. Um belo dia, eis que o governo federal cria o Bolsa Família, que deposita dinheiro numa conta que você criou no banco. (Você nunca tinha nem
pensado em fazer uma conta no banco.) Agora, você vai ter dinheiro e terá menos trabalho para escoar a mandioca. Sua riqueza, que é a mandioca, poderá ser representada por papel moeda. Isso não quer dizer, no frigir dos ovos, que você tenha ficado mais rico; quer dizer que sua
riqueza ganhou liquidez. Enriquecer assim é mais fácil, naturalmente. (Imagine o trabalho de converter mandioca em moto sem dinheiro?)

O Bolsa Família é retratado pelos liberais como um programa focalizado de combate à miséria. Eu suspeito que isso se aplique mais à cidade (onde
há abundância de papel moeda) do que ao ambiente rural.

Vocês conhecem algum texto interessante que trate do Bolsa Família sob essa chave?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bruna Frascolla

Bruna Frascolla Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BrunaFrascolla

Feb 13
1 Olavo de Carvalho tinha uma lista de livros "importantíssimos" que todos deveriam ler porque fizeram a cabeça dele mesmo (o que não é coisa pouca, já que a Infalibilidade Olaval está muitos degraus acima da Infalibilidade Papal). astravessias.org/blog/livros-qu…
2 Nessa lista, incluía-se 𝘈 𝘵𝘳𝘢𝘥𝘪çã𝘰 𝘩𝘦𝘳𝘮é𝘵𝘪𝘤𝘢, de Julius Evola. Sabe quem é Evola? Um notório nazifascista, que discursava para as SS e tinha relações com a sua inteligência. Brigou com Hitler por questiúnculas de supremacismo racial, manteve-se fascista. Image
3 Olavo se gabava muito de ter feito alguns autores serem conhecidos no Brasil. Nem sempre era verdade (Vilém Flusser, por exemplo, era bem estudado antes de ele o colocar como leitura muito importante). No caso de Evola, porém, creio que seja verdade.
Read 13 tweets
Mar 18, 2023
Há um movimento nos EUA de dizer que existem transexuais conservadoras. Uma seria Blaire White. De modo geral, dá para dizer que a direita dos EUA é pró trans, já que acha muito bonita a iniciativa do pensador libertário Donald McCloskey de virar Deirdre.

Agora o elogio público
e oficial de Dylan Mulvaney jogou mais lenha na fogueira: o indivíduo que sequer trocou de nome e fazia um quadro de humor no Tiktok enumerando os dias como menina é aceito como exemplo de mulher trans.

Concordo com os que dizem que Dylan não é o tipo clássico de transexual --
que é, no popular, o gay que queria ser menina desde criança.

Muito bem. Daí dizem que portanto Dylan é uma falsa trans, implicando assim que há uma verdadeira trans. Qual é o resultado disso? Heteroidentificação de autodeclaração, igualzinho aos nossos tribunais raciais.
Read 4 tweets
Dec 8, 2022
Por que a fúria com o protestantismo agora?

Porque os países de língua inglesa são o berço da ideologia de gênero, e sua aceitação é uma coisa absolutamente espantosa. Os pais levam os filhos pros médicos castrarem, porque eles acreditam na ciência.
Por muito tempo se criticou o catolicismo por causa da pobreza relativa ao mundo protestante. Agora os países protestantes estão ricos, loucos e meio ateus. Mais vale ser um cucaracha!
A ideologia de gênero é um puritanismo às avessas. Puritano era obcecado por sexo e o reprimia. A turma do gênero, idem. Reprime tanto, que não fala mais de sexo e sim de gênero, que é o substituto novo da noção cristã de alma.
Read 4 tweets
Dec 8, 2022
CALMA, QUE PIORA
Escorreguei em casca de banana ao achar que a tradução da King James se baseava na Bíblia de São Jerônimo. Ela se baseava na de Erasmo, que foi importante também para a de Lutero.
De onde veio a exegese de Erasmo?
Do projeto da Bíblia Poliglota desse senhor aí abaixo, o Cardeal Jiménez de Cisneros, poderosíssimo Inquisidor Geral espanhol. A Bíblia dele, chamada de Complutense, inclui o Novo Testamento de Erasmo.
Também, tendo suspeitado que os partidários de Lutero fossem mais sensatos do que pareciam, supus que a inclusão de Apócrifos se devesse ao estudo do hábil Melanchton. Na verdade, são só partes da Bíblia católica consideradas como apócrifas.
Read 7 tweets
Dec 7, 2022
SOLA SCRIPTURA

O princípio "sola scriptura" presume que as Escrituras dão em árvore, ou que foram dadas por Deus a Lutero em pessoa.

A Bíblia foi escrita em línguas semíticas e em grego. Quando Lutero lançou o princípio "Sola Scriptura", o texto à mão da cristandade letrada
era a tradução de São Jerônimo para o latim. E os textos que São Jerônimo traduziu para o latim são uma seleção do Concílio de Roma, feito sob a autoridade do Papa Dâmaso ainda na Antiguidade.

Das duas, uma: ou você aceita a autoridade do Papa, ou vira um filólogo de primeira,
e ainda reza por achados arqueológicos.

A King James, talvez a Bíblia mais usada por protestantes, nada mais é que uma tradução da de São Jerônimo pro inglês.

O que Lutero fez foi mandar jogar fora a autoridade e deixar cada fiel ser um intérprete das Escrituras. Como se um
Read 4 tweets
Dec 4, 2022
1 Os índios estão causando, agora em aeroporto e shopping. Como eu tinha dito, estão entre os mais afetados pelas ONGs lacradoras. Imaginem se botam desmatamento 0 nas terras indígenas e eles não podem nem abrir uma roça, que dirá plantar soja...
2 (Soja? Sim, soja. Vejam esta ótima matéria de @david_agape_ para a @gazetadopovo sobre os pareci.) gazetadopovo.com.br/ideias/indigen…
3 Mas esqueci de mencionar que o local original das manifestações, os quartéis, também têm tudo a ver com os índios. Nossa política indigenista começou com um militar -- Rondon -- e, desde então, o Exército manteve proximidade. Hoje só 3 grupos organizados se embrenham na
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(