Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture
Sep 12, 2020 6 tweets 2 min read Read on X
Bolsonaro teve de escolher entre irritar o agronegócio brasileiro ou Trump. Acabou cedendo ao presidente americano e zerou novamente o imposto sobre cota de etanol americano. www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
Dezenas de deputados ligados ao agronegócio —entre eles os líderes do MDB, DEM, PV, PDT e Solidariedade— entregaram recentemente uma carta a Bolsonaro defendendo o fim da cota e a imposição das barreiras contra o álcool dos EUA.
A pressão dos EUA foi intensa e carregada de um forte componente eleitoral. Negociadores americanos chegaram a sugerir em mais de uma ocasião que o assunto era politicamente sensível e que Trump poderia se beneficiar eleitoralmente de um gesto do Brasil.
A liberação das exportações de etanol para o Brasil é um trunfo eleitoral para Trump, sobretudo no estado de Iowa. A decisão representa uma vitória para o chanceler Ernesto Araújo, e uma grande derrota para Tereza Cristina, Ministra da Agricultura.
A estratégia de Araújo faz todo sentido: um derrota de Trump seria catastrófica para o chanceler brasileiro, que perderia acesso em Washington. Com Biden na Casa Branca, o governo americano escolheria Hamilton Mourão como principal interlocutor no Brasil.
A decisão do Brasil de zerar a cota de importação de etanol foi tomada depois do governo Trump reduzir a quantidade de aço brasileiro importado sob tarifa diferenciada, dificultando a entrada do produto brasileiro nos EUA.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

Mar 11
O Haiti, país hoje marcado pela anarquia e extrema pobreza, já foi uma potência econômica com ampla influência geopolítica. 🧵👇
Às vésperas de sua independência em 1804 – fruto da primeira e única revolta escrava bem-sucedida nas Américas – Haiti (ainda chamado Saint-Domingue) era o principal produtor mundial de açúcar e café,o que fazia do país caribenho uma peça central do sistema escravista atlântico.
A guerra da independência viu as forças revolucionárias de Saint-Domingue derrotarem ninguém menos que um exército francês de 80.000 homens enviados por Napoleão.
Read 9 tweets
Feb 24
Os EUA pressionaram, durante boa parte do ano de 2022, as Forças Armadas brasileiras a respeitarem o resultado das eleições presidenciais, e parecem ter tido um papel altamente relevante e possivelmente decisivo. 🧵👇
Os EUA montaram uma campanha diplomática cujo principal alvo foram justamente as Forças Armadas brasileiras – identificadas pelos EUA como ator-chave em um momento de fragilidade democrática no Brasil.
Os emissários de Biden deixaram claro que o não reconhecimento do resultado das urnas por parte dos generais levaria a um redução drástica da relação militar dos EUA com o Brasil, ciente de que a cooperação entre os dois países é muito valorizada pelos fardados no Brasil.
Read 7 tweets
Feb 21
One of Joe Biden’s most significant foreign-policy achievements to date remains curiously overlooked. Mounting evidence suggests the US government was crucial to keep pro-Bolsonaro generals at bay in 2022 when Brazil's democracy was on the brink 🧵👇
Court documents related to a recent police raid suggest that Bolsonaro personally edited a decree that would have overturned election results & imprisoned a Supreme Court justice; a general loyal to the president confirmed he would provide the troops needed to carry out the coup
In the end, however, the coup-mongers did not get their way—in part due to divisions within Brazil’s armed forces that were the target of concerted pro-democracy efforts by U.S. President Joe Biden.
Read 8 tweets
Feb 15
The recent revelations of coup-mongering among Brazil's armed forces in late 2022 provide an opportunity to initiate a broader process of reforming civil-military relations in Brazil to assure that the military commits to staying away from politics for good. 🧵👇
The Brazilian military’s impunity after democratization allowed it to propagate myths about its role in Brazilian society. These include the idea that the members of the armed forces are more patriotic than civilian leaders.
Security forces also continue to brand themselves as a “moderating power”: an independent center of political power able to stabilize the country in moments of tension or volatility.
Read 10 tweets
Feb 13
As recentes revelações sobre iniciativas e planos antidemocráticos por integrantes do governo Bolsonaro sugerem que um golpe não aconteceu, acima de tudo, por falta de apoio mais amplo das Forças Armadas brasileiras. 🧵👇
Ainda devem emergir numerosos detalhes daqueles meses conturbados da segunda metade de 2022, mas há indícios de que uma análise mais profunda terá que incluir não apenas o cenário doméstico, mas também o externo.
Os EUA, que pressionaram, durante boa parte do ano de 2022, as Forças Armadas brasileiras a respeitarem o resultado das eleições presidenciais, parecem ter tido um papel altamente relevante e possivelmente decisivo.
Read 9 tweets
Jan 17
O que mais surpreendeu na retórica chinesa durante a campanha presidencial em Taiwan foi o amadorismo na comunicação bruta e deselegante do governo de Xi Jinping em sua tentativa de influenciar o voto taiwanês. 🧵👇
Enquanto as interferências russas nos debates públicos em países democráticos são sutis para que pareçam notícias domésticas ou conteúdo espontâneo, ao governo chinês ainda parece faltar habilidade para interferir na opinião pública em democracias.
Enquanto o governo russo produz vídeos engajadores e muitas vezes divertidos para viralizarem nas redes sociais no país-alvo, a comunicação chinesa mantém muitas vezes um tom oficial, previsível e tosco com pouco potencial para alterar a opinião pública no exterior.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(