Alessandro Loiola MD Profile picture
Sep 17, 2020 9 tweets 2 min read Read on X
ESTAMOS NATURALMENTE PROGRAMADOS PARA VIVER SOB UM ESTADO?
(um raciocínio de 9 etapas)

1) É curioso observar como os seres humanos parecem não tender naturalmente para a formação de Estados:
2) Durante mais de 10 mil anos, os ameríndios colonizaram as Américas, mas formaram poucos Estados – Maias, Astecas e Incas são exceções, não a regra.

As populações nativas na América do Norte não formaram Estados, assim como as diversas nações Tupis no Brasil.
3) Mesmo na Europa, antes que Alexandre Magno e então o Império Romano fizessem suas costuras militares, os atuais “países” se dividiam em uma emaranhada colcha de tribos e clãs não muito extensos.
4) Se realmente voltarmos no tempo, nos anos antes de Cristo (a.C.), veremos exemplos como a Dinastia Han Ocidental (51 a.C.) os Xiongnu (China, 177 a.C.), os Máuria (Índia, 251 a.C.), os Selêucidas (Oriente Médio e Ásia Menor, 302 a.C.)...
5) ... Aquemênidas (501 a.C.), Assírios (1.350 a.C.), Fenícios (1.500 a.C.), Babilônicos (2.000 a.C.), os Impérios do Egito (iniciados em 3.200 a.C.), Sumérios e Acadianos (3.500 a.C.), e as civilizações gregas Cicládica (3.000 a.C.), Minoica (3.000 a.C.) e Micênica (1.600 a.C.).
6) Esta lista pode parecer grande, mas não é: nossa espécie existe neste planeta há mais de 200 mil anos, realizamos a Revolução da Agricultura e a transição para o Neolítico há 10 mil anos, mas os primeiros rastros de civilizações e Estados surgiram há menos de 5 mil anos.
7) Ou seja: durante 97,5% do tempo de existência de nossa espécie, a imensa maioria dos humanos levou vidas predominantemente SEM a sombra de ESTADOS na sua cola.
8) E, quando foram implantados, os Estados em geral decorreram de ferozes poderes bélicos. Nunca foram produtos de pacificidade ou brandura, mas de sangue, suor e violência.
9) Apesar de sermos mais numerosos e vivermos mais e com mais conforto hoje, estamos apanhando para fazer esse mecanismo funcionar: aparentemente, não estávamos programados para ele. Sempre fomos mamíferos de bandos, mas nunca fomos espontânea e naturalmente animais de Estados.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Alessandro Loiola MD

Alessandro Loiola MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AlessandroLoio2

Apr 20, 2023
SOBRE SEXO E GÊNERO

Como médico há 25 anos, ao avaliar o estado de saúde geral de um paciente, seu SEXO tem uma relevância óbvia: muitos parâmetros bioquímicos, por exemplo, apresentam variações significativas entre homens e mulheres.

Por exemplo:
1) Os níveis considerados NORMAIS de FERRITINA podem ser bem diferentes entre homens e mulheres: em um homem adulto até 60 anos de idade, a Ferritina NORMAL pode ir de 30 a 400 ng/mL. Em uma mulher adulta de até 60 anos de idade, a Ferritina NORMAL pode ir de 13 a 150 ng/dL.… twitter.com/i/web/status/1… Image
2) Os níveis considerados NORMAIS de bilirrubina total e transaminases hepáticas (TGO e TGP) podem ser bem diferentes entre homens e mulheres: em um homem adulto, o nível normal de bilirrubina vai até 1,4, o nível normal de TGO vai até 40 U/L e o nível normal de TGP vai até 41… twitter.com/i/web/status/1… Image
Read 5 tweets
Feb 26, 2023
Download COVID-19: THE FRAUDEMY, English version, free!

My name is Alessandro Loiola, Brazilian, born in 1971. I obtained my medical degree in 1996, having dedicated myself since then to caring for patients on an outpatient basis and on duty in urgent and emergency rooms.
⬇️
Since the beginning of the Covid19 pandemic, I have treated thousands of people with symptoms of the disease.
⬇️
Interested in offering the best possible treatment and guidance to my patients, I invested hundreds of hours studying the most varied aspects of the new disease, crossing data from published studies with information contained in many medical books.
⬇️
Read 11 tweets
Feb 19, 2023
EXISTE UMA PROGRAMAÇÃO GENÉTICA CIVILIZACIONAL NA ESPÉCIE HUMANA?

Uma thread de 27 atos.

⬇️
1. Observando as diferentes ocorrências ancestrais e registros históricos de diferentes civilizações humanas, é possível constatar que parece existir algo como uma Programação Genética Civilizacional (PGC) que nos coloca percorrendo sempre os mesmos círculos.

⬇️
2. O circuito da PGC é o seguinte:

Uma civilização mais avançada entra em contato com um território ocupado por uma civilização tecnologicamente inferior.

⬇️
Read 28 tweets
Feb 19, 2023
SOBRE ONDE ESTAMOS COM ESSAS VACINAS
⬇️
Devido ao modo como os testes clínicos foram realizados, os resultados de "segurança e eficácia" das vacinas contra Covid19 não podem ser extrapolados para mulheres grávidas, indivíduos com infecção prévia por SARS-CoV-2 ou pessoas imunocomprometidas, entre outros.
⬇️
Ademais, a maioria dos testes incluiu um tempo curto de acompanhamento e foi realizada antes do surgimento das variantes que circulam agora, restringindo ainda mais a acurácia das análises de eficácia.

pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36473651/
Read 5 tweets
Feb 16, 2023
Os 3 maiores inimigos que você irá enfrentar no caminho para o seu sucesso são:

- Sua Zona de Conforto

- Os Pensamentos Autossabotadores

- A Filosofia do Menor Esforço Necessário

⬇️ Image
A zona de conforto é um sofá ardiloso: ela é cheia das coisas que você quer, mas pobre nas mudanças que você precisa. No seu caminho para o sucesso, descanse ali, mas não MORE ali.
⬇️
Os pensamentos autossabotadores podem vir na forma de uma voz na sua cabeça sussurrando "deixa pra lá, você não vai conseguir, pare de sonhar tão alto!". Mas eles também estão nas bocas dos não-fazedores, que tentarão ridicularizar seu esforço, sua coragem e sua dedicação, ...
⬇️
Read 8 tweets
Feb 7, 2023
ATIVIDADE FÍSICA E INTELIGÊNCIA.

Em repouso, seu cérebro consome 20% do sangue bombeado pelo coração e 25% de toda a energia que o corpo ingere e produz - esse é o custo metabólico para sustentar 86 bilhões de neurônios irrigados por 600 km de vasos sanguíneos.
⬇️
Em atividade, a demanda por "combustível" (sangue oxigenado e glicose) pode subir significativamente.

Um mau condicionamento cardiovascular e uma dieta com nutrientes mal distribuídos é capaz de deixar você mais burro.
⬇️
Felizmente, o inverso também é verdadeiro: uma boa alimentação e, principalmente, UM BOM CONDICIONAMENTO CARDIOVASCULAR podem tornar você mais esperto.
⬇️
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(