COVID longa: infecção pela #Delta pode oferecer um risco maior para a COVID longa vs. #Omicron (dependendo da idade e de quando foi vacinado).

Esse menor risco (visto para a ômicron) pode estar associado a uma população mais vacinada💉

Mini-fio 🧶👇
thelancet.com/journals/lance…
Os achados:
🔹Para a Ômicron: 4,5% (dos +56mil) apresentaram COVID longa;
🔹Para a Delta: 10,8% (dos +41 mil) apresentaram COVID longa;
🔹Os casos de ômicron tinham menor risco de experienciar COVID longa para TODOS os tempos entre infecção e a vacinação.
Nota: os dados foram divididos em: todas as faixas etárias, 18-59 anos e igual/maior que 60 anos. Ainda, temos a divisão do tempo decorrido entre a infecção e a vacinação mais recente considerando 3 (3 meses, 3-6 meses e mais de 6 meses)
Nota 2: essa redução de risco de COVID longa para a ômicron pode estar relacionada com o aumento da vacinação! NO ENTANTO, a ômicron também é responsável por um aumento gigante nos casos, e com mais casos, podemos ver proporcionalmente mais casos de COVID longa também.
"Dado o alto número de pessoas infectadas com omicron em UK🇬🇧 de Dez/21-Fev/22, nossos dados são consistentes com o @ONS , que estimou que o número de pessoas com COVID longa aumentou de 1,3 milhão em janeiro de 2022, para 1,7 milhão em março de 2022" ons.gov.uk/peoplepopulati…
Portanto, é muito importante que a população receba seus reforços/atualize seu esquema vacinal com as vacinas contra a COVID-19 e SIGA engajando em medidas para evitar a exposição/infecção. Precisamos SOMAR proteções para evitar esse (e outros) problemas.

Mais do estudo 👇
O estudo é bem interessante (observacional, caso-controle) e, dentro de suas limitações, trouxe alguns dados interessantes e inéditos sobre riscos para COVID longa comparando infecções por diferentes variantes (no caso, Delta e Omicron).
O estudo usou como definição de COVID longa aqueles "sintomas novos ou contínuos 4 semanas ou mais após o início da COVID-19 aguda", segundo as diretrizes do Instituto Nacional de Saúde e Excelência em Cuidados de UK🇬🇧 nice.org.uk/guidance/ng188…
Os autores usaram os auto-relatos do aplicativo COVID Symptom Study. Essa inclusive também é uma das limitações do estudo pois não temos uma testagem direta para as variantes ou o tempo de duração da doença experienciada por essas pessoas play.google.com/store/apps/det…
Segundo os critérios de inclusão, +56 mil pessoas positivas para COVID-19 num período onde mais de 70% dos casos eram em decorrência da ômicron foram incluídos, e +41 mil para a Delta (utilizando a mesma lógica). Infecções sintomáticas e assintomáticas foram consideradas
Infelizmente, para as análises, os autores tinham dados insuficientes "para estimar as chances de COVID longa em indivíduos não vacinados e não estimamos efeitos em crianças". Mas temos infos de COVID longa em não vacinados (comparado com vacinados):
E também temos dados para crianças em relação a COVID longa. Naturalmente, é importante levantar mais dados para o contexto da ômicron e suas sub-linhagens:

9 a cada 10 crianças internadas por COVID-19 estavam não vacinadas nos EUA (predominancia Omicron)
Ainda, COVID longa em crianças e adolescentes:

Novo estudo de Israel levanta possibilidade dos casos de hepatite estarem ligados a Covid Longa em crianças e MIS-C:
Outro estudo recente (e também interessante) mostrou a persistência da circulação da proteína Spike (a partir da infecção pelo vírus) em casos de COVID longa/sequelas pós-COVID. medrxiv.org/content/10.110…
Segundo os autores, "a spike foi detectada na maioria dos pacientes com sequelas pós-COVID até 12 meses após o diagnóstico, sugerindo a presença de um reservatório viral persistente ativo de SARS-CoV-2". Isso se soma a outras evidências recentes
Com mais estudos, é possível entender se, daqui a pouco a dosagem dessa proteína não poderia auxiliar como uma espécie de marcador de risco para a COVID longa/sequelas pós-COVID.

Antes que a turma da desinformação distorça essa info, segue: g1.globo.com/fato-ou-fake/c…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻

Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Jun 21
É possível que, em breve, a @WHO crie uma nova designação para Monkeypox/Varíola dos Macacos, para evitar discriminações e estigmas envolvendo a doença.

Ainda, será definido se o surto será declarado como 'Emergência de Interesse Internacional'

Atualizações 🧶👇 Link da imagem: https://www...
Recentemente, mais de 30 cientistas propuseram renomear o Monkeypox/Varíola dos macacos "de forma a minimizar impactos negativos desnecessários em nações, regiões geográficas, economias e pessoas e que considere a evolução e disseminação do vírus"
virological.org/t/urgent-need-…
Os autores comentam que, com base em indicativos recentes do aumento da transmissão desse vírus (de pessoa para pessoa) em dezenas de países e potencialmente ao longo de vários anos, isso configuraria a necessidade de renomear o atual vírus para esse novo contexto de transmissão Image
Read 23 tweets
Jun 16
A resposta imunológica pode ser diferente dependendo da variante que fui exposto, e se fui exposto antes ou depois da vacinação? Posso me reinfectar com o vírus da COVID-19 num curto espaço de tempo?

Falarei sobre esse e outros assuntos nesse fio 🧶👇
Tenho visto muitas pessoas comentando uma publicação recente na @ScienceMagazine sobre como a resposta imunológica pode se moldar dependendo de qual variante a infecção prévia foi e se ocorreu antes ou depois da vacinação. Vamos às considerações 👇

science.org/doi/10.1126/sc…
Em linhas gerais, o estudo analisou profissionais de saúde vacinados com 3 doses das vacinas contra a COVID-19, com ou sem histórico de infecção pela cepa original (Wuhan Hu-1), Alfa, Delta. Em seguida, o efeito da infecção pela Omicron sobre essa resposta. Image
Read 23 tweets
Jun 16
O @US_FDA aprovou hoje as vacinas da Pfizer e da Moderna para bebês de 6 meses a crianças abaixo dos 5 anos! Segundo os especialistas, os benefícios superam quaisquer riscos.

Espero que, em breve, os dados possam ser submetidos à @anvisa_oficial 🧶👇

apnews.com/article/covid-…
Fios sobre alguns dados que comentei sobre essas vacinas nessa faixa etária:

Pfizer - Dados dose 3 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos:
Moderna - Representante da moderna no Brasil pretende pedir aprovação definitiva da vacina a partir de bebês de 6 meses
Read 7 tweets
Jun 13
Cuidado com a desinformação! As vacinas contra a COVID-19 NÃO CAUSARAM a condição que o Justin Bieber, infelizmente, está passando.

Abaixo, o que é a Síndrome de Ramsay Hunt e porque as vacinas contra a COVID-19 não tem a ver com isso 👇🧶
Recentemente, Justin Bieber comentou em suas redes sociais sobre a condição patológica que o tem afetado, levando a um quadro de paralisia em metade de sua face. Trata-se da Síndrome de Ramsay Hunt, provocada pelo vírus varicella zoster (VZV)

g1.globo.com/saude/noticia/…
O vírus varicella zoster (chamarei a partir de agora de VZV) causa doenças conhecidas pela população, como a varicela (ou catapora). Trata-se de um vírus contagioso e pode levar a doenças sérias no adulto também! health.mo.gov/living/healthc….
Read 25 tweets
Jun 13
Novo estudo investigando os casos de hepatite misteriosa em crianças, em Israel🇮🇱, aponta que a causa, provavelmente, possa ser relacionado a COVID longa!

O estudo é pequeno (5 crianças) e não foram encontrados adenovírus no fígado - mais infos 👇🧶

journals.lww.com/jpgn/Abstract/…
Antes de seguir descrevendo, recomendo fortemente o fio da @DrZoeHyde que está super completo sobre esse trabalho. É possível usar a ferramenta 'traduzir' do twitter para acompanhar - e fica bem bom! Thank you, Dr Zoe!

Segundo o estudo, as 5 crianças tiveram COVID-19, com teste positivo na época da infecção. Uma das crianças teve teste sorológico (de anticorpo) positivo contra o SARS-CoV-2 durante a investigação dos casos de hepatite.

Read 24 tweets
Jun 13
⚠️ Atenção: primeiro caso de Monkeypox/Varíola dos Macacos confirmado no RS pela @SaudeGovRS . Segundo a SES, “O caso, que estava em monitoramento desde o dia 27 de maio, trata-se de um homem que encontra-se em viagem a Porto Alegre.” 👇

saude.rs.gov.br/secretaria-est…
Segundo a reportagem, “Ao total o Brasil possui três casos confirmados, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem em isolados e em monitoramento.”. Estamos atualizando nosso painel em bit.ly/Rede_Monkeypox
Fio sobre o primeiro caso confirmado no país, precauções, sintomas e mais infos:
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(