Recentemente, um artigo foi publicado na @Nature trazendo a questão da miocardite e as vacinas de RNA. Importante:
🔹Estudos anteriores mostram que esses riscos não são superiores ao risco que a própria COVID traz
🔹Mesmo em jovens, esses riscos são baixos

+ infos 🧶👇
Nesse tuíte, @jsm2334 destaca algo que precisa ser considerado no estudo: há um desbalanço entre casos/controles. "Os casos de miocardite eram ~6x mais propensos a ter infecção prévia por Covid-19 e 78x mais propensos a ter histórico de miocardite"
Continuando: "...casos de miocardite eram ~6x mais propensos a ter infecção prévia por Covid-19 e 78x mais propensos a ter histórico de miocardite; casos de pericardite ~ 4x mais propensos a serem infectados anteriormente e > 200x mais propensos a ter histórico de pericardite"
No artigo: "tanto miocardite quanto pericardite, as principais diferenças entre casos e controles incluíram uma proporção maior entre casos de história de miocardite/ pericardite, história de infecção por SARS-CoV-2 e recebimento de uma vacina de mRNA" nature.com/articles/s4146…
Segundo @jsm2334 os dados não estão fora do que já vimos: "O risco estimado é de ~1/52k (0,002%) e 1/21k (0,005%) após a 2ª dose de Pfizer por 12-17 anos e 18-24 anos, respectivamente, e é 1/5900 (0,017%) após a 2ª dose de Moderna para 18-24 anos"
No final de 2021, um artigo da @Nature abordou isso: "miocardite após a vacina é rara e geralmente desaparece em dias ou semanas. Os riscos de hospitalização/morte associados à COVID-19 são maiores do que o risco associado à vacinação contra a COVID-19."

nature.com/articles/s4156…
🔹Miocardite viral: 1-10 a cada 100.000 pessoas/ano
🔹Miocardite associada a COVID-19: 1000-4000 a cada 100.000 pessoas infectadas
🔹Miocardite associada às vacinas mRNA: 0.3-0-5 a cada 100.000 pessoas vacinadas, com a maior % de sobrevivência pós evento entre os acima citados Link do dado: https://www.nature.com/articles/s41569-021-006
Além dos riscos da infecção pelo vírus da COVID-19, crianças e adolescentes podem sofrer também riscos para a COVID longa. Nesse fio, comento de alterações neurológicas, além de dados de risco de tromboembolismo, sangramentos pós-COVID:
Antes da predominância da Omicron, um estudo com +9 mil pessoas vacinadas antes de ter a infecção (vs não vacinadas) revela que receber pelo menos 1 dose da vacina foi associado a menor risco para algumas sequelas pós-COVID (após 6 meses da recuperação):
Em outro fio, comento que a infecção pela #Delta pode oferecer um risco maior para a COVID longa vs. #Omicron (dependendo da idade e de quando foi vacinado).

Esse menor risco (visto para a ômicron) pode estar associado a uma população mais vacinada!
Infelizmente tem gente usando esses dados recentes para advogar contra a vacinação. Os próprios autores do artigo, na discussão, comentam que "esses casos de miocardite e pericardite não resultaram em desfechos mais graves do que aqueles não relacionados à vacinação."
Nesse outro artigo recente, os autores são claros: "possíveis riscos relativos para miocardite/pericardite por vacinas precisam ser considerados dentro do contexto de risco absoluto, porque miocardite e pericardite ainda são eventos raros ou muito raros" jamanetwork.com/journals/jaman…
Do mesmo trabalho: "o risco de miocardite ou pericardite após o recebimento de vacinas de mRNA também precisa ser considerado em associação com riscos de miocardite após infecção por SARS-CoV-2 (ou seja, TAXAS MAIS ALTAS de miocardite APÓS INFECÇÃO do que vacinação)"
O que resumir até aqui:
🔹Trabalhos como esses são muito importantes e devem ser continuamente feitos, porque é assim que monitoramos segurança das vacinas.
🔹Até o presente momento, os riscos da vacina não são maiores que os riscos do vírus- que por sinal, seguimos em pandemia
🔹Riscos de miocardite/pericardite após vacina de RNA mensageiro são raros/muito raros, e quando ocorrem, ocorrem na primeira semana pós recebimento da dose. Em geral, os desfechos são favoráveis, maiores do que miocardite por infecção viral ou pelo vírus da COVID-19.
🔹Estamos diante de um imunizante que protege contra a doença grave, de um vírus que está em alta circulação, que pode trazer benefícios contra sequelas pós-COVID e que possui riscos baixos frente a um alto benefício.

Novamente: quem ganha com a desinformação sobre vacinas?
I'd like to thank you for all your efforts in raising awareness about vaccines @jsm2334 @angie_rasmussen and @sailorrooscout . What you are doing in social media is inspiring and extremely important.
CORREÇÃO: 0,3-5,0 ali no terceiro tópico!
CORREÇÃO: CORREÇÃO: 0,3-5,0 ali no terceiro tópico!
CORREÇÃO 2: o artigo em questão saiu na @NatureComms e não na @Nature conforme saiu a marcação hehe obrigada @BrunoRobalinho 🌻♥️

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻

Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Jun 28
Com a nova onda de casos, muita gente está com a dúvida: Quanto tempo após a COVID-19 posso vacinar?

🔹É importante aguardar a recuperação total da condição, e varia de pessoa pra pessoa. Em geral, é recomendado aguardar 4 semanas após o diagnóstico🧶👇 saude.estadao.com.br/noticias/geral…
Quanto tempo demora para aparecer os sintomas da Covid-19 com vacina?

🔹Segundo o @CDCgov "Os sintomas podem aparecer entre 2 e 14 dias após a exposição ao vírus", sendo que vacinados tem um menor risco de ter a doença grave canaltech.com.br/saude/quanto-t…
Posso ter sintomas mas ter um teste de antígeno negativo?

🔹Recomendo MUITO o vídeo e o fio da @biaklimeck que explica porque muitas vezes os sintomas podem aparecer antes de positivar
Read 9 tweets
Jun 25
O Comitê de Emergência da @WHO aconselha a direção da Organização que o surto atual, em diferentes países, da Varíola dos Macacos/Monkeypox não configura, NESSE MOMENTO, uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. MAS não significa que não possa se tornar 👇🧶
O comitê é bastante enfático que é necessário reconhecer a emergência da situação atual e que a adesão à medidas de controle do espalhamento o vírus são críticas para evitar cenários mais complexos. Essa decisão será revisada e monitorada nas próximas semanas
É uma situação muito delicada, e o cenário atual não deve ser reconhecido como “livre de preocupações”, pelo contrário. Estamos vendo um aumento de casos e ainda precisamos entender melhor a dinâmica das vias de transmissão que o vírus está usando
Read 15 tweets
Jun 25
A Pfizer anunciou hoje dados de sua vacina atualizada para a Omicron! A empresa desenvolveu uma vacina monovalente (com a Spike da BA.1) e bivalente (Spike da cepa original + BA.1). Dados iniciais sugerem neutralização para BA.4/5, além de segurança 🧶👇

pfizer.com/news/press-rel…
Para a vacina monovalente, quando administrada como 4ª dose ou 2º reforço, apresentou um aumento de 13.5x contra a BA.1 (na dose de 30 µg), e 19.6x (na dose de 60 µg).

Para a bivalente, 9.1x (para 30 µg) e 10.9x (para 60 µg)
As vacinas candidatas foram capazes de neutralizar a BA.4/5, mesmo numa menor extensão do que os dados para BA.1. Ainda, ambas apresentaram perfil favorável de segurança. businesswire.com/news/home/2022…
Read 8 tweets
Jun 24
Olhando para a evolução do sistema nervoso e, mais recentemente, para o cérebro humano, vemos a expansão de regiões e o surgimento de áreas de maior integração, tornando o processamento mais complexo. Mas e se eu te disser que uma grande aquisição foi a INIBIÇÃO?

Neurofio🧶👇
De redes de nervos difusas até a sua centralização, a evolução do sistema nervoso é surpreendente mas igualmente desafiadora de ser estudada, uma vez que é difícil observar esse tecido em fósseis (apesar de termos um exemplo fantástico disso: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23060195/)
No entanto, podemos estudar comparativamente em diferentes animais que hoje coexistem conosco. Em cnidários, por exemplo, essas redes de nervos permitem que as águas-vivas consigam movimentar seus tentáculos para a natação nature.com/articles/nrn.2…
Read 20 tweets
Jun 24
COVID Longa e crianças: Quais as principais manifestações? Em geral, quanto tempo depois da recuperação é possível observá-las? Por quanto tempo eles podem persistir?

Esses e outros pontos, discutirei no mini-fio de hoje 🧶👇
Este fio terá como base uma revisão sistemática e meta-análise publicada recentemente na @Nature sobre o assunto. Para acessá-la: nature.com/articles/s4159…
Segundo a análise de 21 estudos, a prevalência de COVID-longa em crianças e adolescentes foi de 25,24%.

As 5 manifestações clínicas mais prevalentes foram sintomas de humor (16,50%), fadiga (9,66%), distúrbios do sono (8,42%), cefaleia (7,84%) e sintomas respiratórios (7,62%).
Read 21 tweets
Jun 23
Hoje a @WHO (OMS) irá se reunir para debater os pontos que levantei no fio abaixo.

Lembrem-se que a entidade que declara emergências de interesse internacional, pandemias etc é a OMS! Outras entidades podem se manifestar sobre, mas quem bate o martelo é a Organização
Foi o caso, ontem, da World Health Network, uma rede organizada para o desenvolvimento e execução de respostas contra emergências (ex.: pandemias) baseadas em ciência, de abrangência global, nacional e local.

worldhealthnetwork.global/monkeypoxpress…
Apesar de posicionamentos como este serem super importantes, quem bate o martelo é a OMS/ @WHO e, a princípio, hoje saberemos sobre esse posicionamento. Vale a pena a leitura do documento da WHN (link acima) e, como mencionei no fio, é possível que a OMS defina a favor
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(