Luana Scopel Profile picture
Critical Psychologist Transpersonal Psychotherapist Mindfulness Teacher Tree hugger
8 Mar
O narcisismo comunitario de Meghan Markle. Em suma, este tipo de narcisista busca ser admirado pela sua filantropia. Eles buscam atraves do voluntariado, das atividades de caridade, ativismo social e humanismo, angariar uma legiao de admiradores ou fas.
O narc comunitario tem o mesmo falso self de qualquer outro narc, a diferenca sendo que este escolheu uma forma bem especifica para se engrandecer: criando o perfil de pessoa solicita, que se doa, que vive para ajudar os outros, e que este eh o seu principal motivo de viver.
O narc comunitario acaba usando da filantropia e da caridade que faz como escudo para se proteger das criticas que ja sabe que vai receber, pois muitos conseguem enxergar a real motivacao por tras das atitudes 'generosas' do narc. Meghan utilize deste escudo o tempo todo.
Read 10 tweets
21 Feb
Eis o paradoxo entre o ego, a auto-estima e a popularidade: quanto maior a preocupação com a criação e manutenção da imagem de si mesmo e maior e o tempo que nos dedicamos a isto, menores são as chances que temos de ter uma boa imagem e real admiração dos outros. (THREAD) #BBB21
Quando alguém se preocupa dia e noite em construir uma imagem perfeita de si mesmo, seja de boa moca, justiceira ou empoderada e move montanhas para atingir isto, o efeito normalmente sai pela culatra, porque não existe autenticidade: cedo ou tarde, as pessoas percebem a mentira.
Na contramao disto, existe o poder avassalador de quem escolhe esquecer de si próprio e vive o momento, sempre disponível em dar o melhor de si para ajudar o outro: pq confia em si mesma de verdade, ela nao precisa do outro, ela SE DOA.
Read 5 tweets
20 Feb
Esse nível de estresse eh o preço que se paga qdo alguém se envolve com um Narcisista Perverso. A confusão mental, a sensação de estar enlouquecendo, a raiva por nao ser compreendido e pela injustiça. O NarcP calcula TUDO isso e executa sabendo o resultado que vai obter. (THREAD)
O Narc perverso desenvolveu a vida toda uma habilidade legendaria de gaslighting: ele faz fofoca e bota lenha no fogo para incitar a discórdia entre as pessoas, usando cada palavra de forma muito calculada pra se comprometer o mínimo possível. Conka eh uma expert nisso.
Ela cria situações de possível intriga para proveito pessoal, e mais tarde, se alguém a confronta, ela usa novamente sua habilidade com palavras pra se eximir de culpa, e provocar mais discórdia entre os outros.
Read 8 tweets
13 Feb
“Dei a ela o luxo de poder comer na mesma mesa que eu“. O tal ‘empoderamento’ feminino, no narcisista perverso, vira soberba e sadismo. Conka é um desserviço à conquista do espaço da força da mulher na sociedade, uma antítese de como mulheres devem se colocar perante ao mundo.
2. Neste caso, o feminismo acaba virando uma arma nas mãos do narcisista, que usa esta causa como justificativa dos próprios exageros de auto-estima, e do desejo de ser respeitada, que neste caso acaba virando um desejo de ter seguidores que irão defendê-la com obediência cega.
3. O narcisista usa uma causa social importante para legitimizar os seus comportamentos totalmente egoistas com a finalidade de agregar mais admiradores. Não há, NUNCA, uma real preocupacao com outras mulheres, tampouco as que estão a sua volta a defendendo.
Read 5 tweets
11 Feb
Lágrimas narcisistas. Não são como as lágrimas comuns de sofrimento autêntico. São lágrimas que funcionam como combustível para receber atenção e o que se chama “suprimento narcisista”: as fontes das quais seu ego se abastece, pessoas que acreditam nele e podem comprar sua briga.
2. O suprimento, ou combustível, eh a fonte de alimentação narcisista. Sem isto, ele seca e morre psiquicamente. Por isso, a melhor estratégia em lidar com alguém assim, eh não fornecer este abastecimento, não ‘dar palco’, como dizem por aí. Narcisistas amam palcos.
3. O narcisista chora por si mesmo, nunca pelo outro. Se ofende alguém e pede desculpas, chora pq tem medo de ser ‘cancelado’, ou descoberto, e não porque sente empatia com o mal que causou para o outro.
Read 6 tweets
9 Feb
O psicologo e a necessidade de tratar seus proprios traumas. Muitos buscam a psicologia, inicialmente, para curar as proprias feridas. Aliado a isto, um forte desejo de ajudar o outro. O problema eh quando a carreta eh posta em frente aos bois. #BBB221 Image
2. O perigo eh querer ajudar o outro a se curar enquanto a propria ferida ajnda esta aberta. No aviao, sempre devemos colocar o oxigenio em si mesmo antes de colocar no outro. Porque? Pra que de esteja bem o suficiente para nao colocar a mascara errada no outro. Tem sentido?
3. Qdo o psicologo tenta levantar a causa do outro sem ter lidadode forma solida com os proprios demonios, Estes traumas acabam por manchar a "ajuda" q se oferece.
Read 9 tweets
8 Feb
Narcisistas e humilhacao. "Fala comigo, por favor. Preciso de um conselho. Nao precisa acreditar em mim. So um conselho." Lucas implorou, se diminuiu, e como resposta, recebe mais humilhacao e abuso psicologico. 1. (Thread) #BBB21 Image
Lucas sofreu 'campanha de difamacao' uma tatica de abuso narcisista que eles utilizam quando se sentem ameacados. Se inicia por plantar duvida sobre alguem na cabeca de terceiros, isolamento, bullying, confrontamento direto e humilhacao publica de algum desafeto. 2
3. Eles usam linguagem manipulativa por vezes inteligente para diminuir o alvo da vez e se sobressair. Tudo feito com cautela, e planejamento. O narcisista aprende a conhecer seu ponto vulneravel e explora isso com objetivos egoistas e as vezes perversos.
Read 11 tweets
5 Feb
Sobre o Narcisismo Perverso Classico: muitas vezes nasce a partir de rejeicao emocional materna ou do cuidador. O Narcisista nao possui um ‘eu’ autentico, ele precisa criar uma identidade idealizada que mostra ao mundo como perfeita para receber admiracao do outro.
O self do narcisista eh fragmentado por causa do trauma da rejeicao, entao a partir dali ele passa a construir um falso ‘eu’. O narcisista perverso (NP) jamais deixara a mostra suas vulnerabilidades ou fraquezas, pois sabe que outros podem feri-lo como ele faz.
Ele na verdade desenvolve sentimentos de odio e nojo para com outras pessoas que se mostrem vulneraveis, doces demais, ou com certas fraquezas que sejam evidentes (como no caso da menina Juliette e Lucas, que sempre estao se justificando e pedindo perdao.
Read 20 tweets