entrelinhasdojogo Profile picture
➡️ADM: Gabriel Mieli Fortuce✍️. ➡️Meu propósito é ajudar você a entender o futebol de maneira simples e objetiva.
7 Apr
Quando digo dar liberdade de expressão ao jogador não significa necessariamente praticar um ataque funcional...
Tudo depende de onde o trabalho será realizado se for nas canteras de La masia não devo trabalhar da mesma maneira que trabalharia no Vasco de Romário, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Euller...
No primeiro exemplo os próprios atletas sentem-se mais à vontade esperando a bola no setor, sendo mais pacientes com a posse, em gerar desequilíbrios no momento certo. Isso vai totalmente de encontro com o desenvolvimento da cidade de Barcelona e da história do clube azul-grená.
Read 9 tweets
7 Apr
Nunca disse que os jogadores precisam estar livres de uma ideia de jogo. O que eu defendo é que primeiramente deve-se considerar as características dos jogadores, a cultura do clube e os objetivos a serem alcançados, só depois é que a comissão técnica deveria pensar em um jogar.
Para desenvolver qualquer ideia de jogo é necessário montar treinamentos onde haja estímulos e a partir da expressão destes pelos jogadores nas diferentes ordens de interação (individual, grupal e coletiva) é que será formada a identidade de jogo da equipe (modelo de jogo).
O objetivo do treinamento é gerar estímulos, agora a expressão é bem variada entre cada indivíduo e cada grupo e subgrupo de jogadores, sem a estimulação necessária não há construção de identidade alguma.
Read 5 tweets
6 Apr
A fala de Alex casa muito bem com o que venho falando há muito tempo. CONNTEXTO.
SEGUE A THREAD ⬇️⬇️
É comum uma resposta como “prezo pelo jogo bonito” “meu time precisa ser ativo” “pensamos muito mais no campo do rival que no nosso”, dando pistas que dali sairá mais um modista do jogo de posição que colocará a sua ideia de jogo pessoal acima de qualquer outra coisa.
Mas Alex, assim como eu, pensa diferente, “Existe aquilo que a gente deseja e aquilo que é necessário ser feito”, ele sabe que o papel do treinador é extrair o máximo das peças que possui, e dificilmente isso será possível apenas seguindo ideias já pré-concebidas.
Read 9 tweets
27 Mar
Informação não é o mesmo que conhecimento, a primeira é acumulativa não depende da experiência interior da pessoa para fixação; já o segundo é seletivo e não existe sem vivência. Portanto estar bem informado não quer dizer que temos conhecimento sobre algum assunto.
No Brasil temos muitas pessoas que falam de futebol estando bem informadas, mas que não possuem conhecimento algum. Vamos a um exemplo bem prático para entendermos isso...
Suponhamos que você esteja lendo na sua casa um livro sobre o jogo de posição, e chegou na parte da amplitude, e ali é dito o que é, como aplicar e imagens de jogos reais sobre o conceito, pronto você está bem informado, basta repetir o que leu.
Read 9 tweets
23 Mar
É um incômodo quando um profissional diz em conversas frase como "O meu modelo funciona assim", " Eu não abro mão disso ou daquilo", como se fosse possível jogar da maneira desejada em todos os contextos, sem adaptação alguma.
Pela primeira vez na história do futebol brasileiro o método/sistema introduzidos pelo treinado tornou-se mais importante do que a característica dos jogadores de determinado elenco.
Isso é uma pena, porque o que tornou o treinador brasileiro tão nômade pelo mundo era justamente a capacidade de adaptação em diferentes contextos.
Read 7 tweets
25 Jan
POR QUE O SÃO PAULO E FLAMENGO DEVERIAM MANTER DINIZ E ROGÉRIO CENI, RESPECTIVAMENTE, PARA A PRÓXIMA TEMPORADA?
SE QUEREMOS UM TRABALHO SÓLIDO E DE RESULTADOS CONSTANTES PRECISAMOS DAR TEMPO AOS TREINADORES!

CASO CONTRÁRIO SÓ SE VAI CONSEGUIR RESULTADOS SE:
1- HOUVER UM INVESTIMENTO ALTO EM JOGADORES QUE SATISFAÇAM DETERMINADA FILOSOFIA (JESUS É UM GRANDE EXEMPLO DISSO).
Read 6 tweets
22 Jan
Não existe um estilo de jogo que vai vencer sempre, e mais do que os outros em todos os contextos, como se fosse uma fórmula para o sucesso. Até a temporada passada, a Champions League estava há 10 anos sem ter um campeão que fosse praticante do jogo de posição.
Posso ter a bola de diversas maneiras, se faço um jogo mais direto, como Felipão, preciso da bola para tal, se eu verticalizo ao máximo minhas ações de ataque, como faz Klopp, também preciso da redonda para tal.
O que me incomoda é as pessoas falando em ter a bola como se isso só fosse possível através de como Guardiola vê o jogo.
Read 5 tweets
18 Jan
O Inter do Abel tem ideias simples, mas que extraem ao máximo dos elementos da equipe...(+)
-Bola parada: Não tem jogada ensaiada nem nada, a regra é sempre buscar o Dourado.
-Defesa: Devido a estruturação dos encaixes o time leva bola entrelinhas o tempo inteiro, mas há 3 "Volantes" com excelente capacidade de recuperação e que acabam com o problema...(+)
- Ataque: Jogo direto bem estruturado para explorar a profundidade de Caio ou Yuri Alberto, às vezes o time busca ter a posse para aglomerar no setor, mas não na maior parte do tempo.
- Transição ofensiva: Contra- Ataque buscando Caio e Yuri...(+)
Read 5 tweets
27 Nov 20
Vamos falar de Modos de marcar no futebol?
Existem 3: Zona, Individual e mista.
⬇️SEGUE A THREAD⬇️
Começamos com esse quadro, veja as referências e as perseguições em cada tipo de defesa.
ZONA: A bola é sempre a referência para a movimentação do bloco defensivo. Aqui o foco é fechar espaços e linhas de passe para que o rival não progrida. Para isso os 10 jogadores de linha devem portar-se como um único organismo e não como peças independentes.
Read 6 tweets
18 Nov 20
Precisou eu assistir ao jogo de ontem para eu ter clareza do quanto Arthur é bom jogador e o motivo pelo qual ele não deu certo no Barcelona... Vamos responder, taticamente Por que isso aconteceu? Por que ele vem tendo dificuldades na Europa?🤔
Diferentemente da primeira partida das eliminatórias a seleção estava mais móvel contra o Uruguai, várias tabelas foram feitas, principalmente pelos lados, muitos deslocamentos que permitissem com que houvesse chegada ao espaço ao invés de já estar ali para receber.
Arthur se enquadra exatamente aqui, ele é um volante de passe e deslocamento, não de passe e manutenção de posição. É assim que ele foi criado, foi assim que se destacou no Grêmio e foi por isso que não deu certo no Barcelona.
Read 6 tweets
18 Nov 20
A verdade é uma só: Não querem que você entenda do jogo.
Pense comigo, quanto menos as pessoas entendem do jogo mais fácil fica para as grandes emissoras manipula-las e então o produto é menos construtivo e mais barato do que poderia e deveria.
Pensem comigo, é mais fácil encontrar para colocar na TV: Um ex jogador que de nada entende do jogo e um fofoqueiro que cria polêmicas ou alguém bem instruído e estudado?
Pois é, a lógica aqui nada tem a ver com o espectador e é apenas uma: PRODUTO BARATO=MAIS LUCRO E MAIS PODER SOBRE A OPINIÃO DAS PESSOAS. Você é um marionete e não sabe!
Read 9 tweets
10 Nov 20
VANTAGEM POSICIONAL

Quando o rival é atraído para um lado e há o desequilibrio do outro gera-se uma vantagem através das posições, assim como quando o lateral adversário é atraído por fora, onde cria-se um espaço entre este e o zagueiro para que o ponta ataque por dentro.
Isso também inclui o terceiro homem, e outras inúmeras ferramentas...Todas usando o desenho da equipe, ou seja as posições em campo para gerar desequilíbrio no rival. É o que o Fortaleza de Rogério Ceni e o GALO de Sampaoli fazem.
Diferente de como fazia o time de Jorge Jesus, por exemplo. Havia aglomeração no setor para que a jogada fosse decidida alí mesmo, as funções dos jogadores é o que determinava o desequilíbrio e não as posições em si.
Read 5 tweets
9 Nov 20
Vocês vivem me pedindo indicação de livros para ajudar em conhecimento sobre o jogo. Vou colocar aqui abaixo o que considero ideal por ordem de complexidade 📚⚽😉
Ancelotti- Liderança tranquila
A biografia de Ancelotti, muito bom para entender as adaptações que foram necessárias fazer em cada país por onde passou e claro, lições de liderança no futebol.
The Soccer Book.
Livro que só está disponível em inglês, porém é um excelente livro para iniciantes. Desde curiosidades, até regras, treinamentos e sistemas de jogo são tratados alí.
Read 14 tweets
7 Nov 20
Essa frase de Van Gaal, já em em 2002 ilustra muito bem o caminho para o qual o futebol caminharia.... Image
Hoje vivemos a era dos generalistas, ou seja jogadores que participam do jogo em todas as suas etapas, não apenas quando a equipe tem a bola, como é o caso de Riquelme, um especialista em passes e finalizações, portanto o treinamento deixou de ser excessivamente técnico.
O treino passou a ter como enfoque a tomada de decisão em todos os momentos que formam o jogo.
Porém deixar de treinar a técnica significa um prejuízo em fundamentos e sem eles fica difícil jogar futebol.
Read 4 tweets
6 Nov 20
O que o torcedor do Botafogo pode esperar Ramon Diaz?
Quais as ideias desse argentino que acertou com o alvinegro recentemente?
Acompanhe⬇️⚫️⚪️
Defensivamente as marcações são por encaixes individuais. Cada jogador deve marcar o rival que esteja em seu espaço caso o adversário saia dali a troca deverá acontecer, um atacante sempre vai ficar com 2 zagueiros para marcar, para permitir a sobra de um dos zagueiros. Image
As bolas paradas defensivas recebem a classificação de mista, pois há jogadores que tem a função de defender uma zona enquanto outros marcam um rival específico. Image
Read 6 tweets
5 Nov 20
Impressionante como os lances que mostram os melhores momentos através das transmissões do Brasil são ruins. Só o que se vê é o jogador chutando a bola e as redes sendo estufadas. Realmente não é de interesse da mídia brasileira que as pessoas entendam do jogo.
Vários blogueiros aqui do Twitter acabam ganhando destaque porque para eles as TVs liberam os jogos do Brasileirão através do Wyscout ou Instat, isso vem cada vez mais caindo nas mãos de gente errada, que não entende nada de futebol ou analisa o jogo segundo seus ideais de certo.
Para vocês terem uma ideia, para que o analisasse o lance do gol que eliminou o São Paulo ontem precisei recorrer a imagens da TV Argentina.
Read 4 tweets
3 Nov 20
Você sabe qual a ideia de jogo de cada treinador e cada time do brasileirão?

O primeiro turno do #CampeonatoBrasileiro acabou e eu decidi trazer essa thread sobre o futebol proposto por cada uma das equipes

Segue a thread!
GOIÁS
Enderson Moreira vem propondo um time que defende prioritariamente por zona, mas assim como os outros treinadores que tentam implantar isso, ele sofre com os vícios de perseguições por parte dos jogadores.
Com bola, o time explora as transições pelo jogo direto, seja para o pivô de Fernandão/R. Moura ou para as corridas de Keko. O problema é que essa forma de atacar vem entregando muito a posse da bola e o Goiás não vem sendo sólido ao defender em bloco baixo na maioria dos jogos.
Read 39 tweets
2 Nov 20
As ideias de Ricardo Sá Pinto para o Vasco já começam a ficar nítidas. SEGUE A THREAD⬇️⬇️

Na saída de bola Andrey vem entre os zagueiros para ser o protagonista da saída a 3 enquanto o resto do time já se distribui nos nas zonas do campo do rival para dominar o espaço.
Na etapa de construção e criação do ataque o time se porta em 4-4-2, com Thales por dentro junto com Ribamar, laterais e pontas se revezam na amplitude.
Ricardo Sá Pinto pelo jeito vai tentar continuar e melhorar o que era o jogo de posição do Ramon Menezes.
Read 4 tweets
1 Nov 20
3 dos 5 gols entre Flamengo x São Paulo saíram através de bolas longas dos goleiros. Estamos falando de Diniz e Torrent, treinadores que em teoria seriam os mais adeptos de uma saída curta no Brasileirão. Aprendam, futebol é adaptação e não idealização!
Por isso que sempre vou defender que devemos estudar de tudo, desde mecanismos para fazer um jogo direto até a filosofia do jogo de posicão; marcação por encaixes, zonal... TUDO!
Quanto maior o repertório de conhecimento, maior será a capacidade de adaptação para quem estiver na prática, para quem não estiver maior será a empatia para se analisar e julgar o que acontece em campo.
Read 4 tweets
31 Oct 20
Dome disse em uma entrevista que no Brasil as transições são muito mais frequentes, pois a bola passa de uma equipe para a outra com muito mais frequência do que em outras ligas. Fiquei curioso e fui atrás desses dados para ver se realmente isso é verdade.
👇👇SEGUE A THREAD⬇️⬇️
Média de perda de posse de bola de uma equipe/jogo:

🇳🇱Eredivise: 10,18
🇫🇷Ligue 1: 9,85
🇩🇪Bundesliga: 9,57
🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Premier League: 8,97
🇮🇹Série A: 8,98
🇧🇷Brasileirão: 8,79
🇵🇹Liga NOS: 8,72
🇪🇸La Liga: 8,65
Como podemos ver o Brasileirão não é a Liga, dentre as grande Europeias, em que há mais perdas de posse por jogo, pelo contrário, é uma das ligas onde as equipes menos perdem a bola em média por jogo disputado, logo a afirmação de Dome não é verdadeira.
Read 11 tweets
28 Oct 20
SEGUE A THREAD👇
A versatilidade de Bielsa no Leeds

No jogo contra o Aston Villa, Bielsa não contou com Kalvin Philips, sua principal referência de meio, é de que saem quase todas as saídas de bola da equipe.
Então o argentino mudou o sistema, saiu do 4-1-4-1 que utiliza desde sua chegada ao time inglês e adotou para esta partida o 4-2-3-1.
Assim estava jogando o Leeds antes do jogo contra o Villa: Philips fazendo a saída de bola, laterais revezavam amplitude com os pontas, meias afundavam entre as linhas dos rivais.
Read 8 tweets