Caco Cardassi Profile picture
👉🏻 Do Caldeirão Furado, maior canal sobre Harry Potter do MUNDO. ✨ 👉🏻 Papai da Catarina. ♥️ contato@canalcaldeiraofurado.com

Feb 11, 2019, 28 tweets

Mitologia Grega é daora! Nórdica também!

Mas você conhece a Mitologia Brasileira?
Não né? Graças aos jesuítas catequizadores que forçaram uma religião aos indígenas que já viviam aqui, muita coisa foi “esquecida”.. Então segue a thread com os Deuses da mitologia nativa.

Lembrando que as lendas podem ter variações de acordo com a crença de cada povo, já que ao contrário do que muitos pensam, existem mais de 255 povos indígenas no Brasil, cada um com seu próprio idioma, crenças e costumes.

Nhanderuvuçu/Nhamandú

Nhamandú não tem forma, é uma energia mais antiga que o universo sempre existiu e sempre irá existir
Criou Iara,deusa das águas e depois Tupã deus do clima, conhecido como deus do trovão e tempestades. Criou Caaporã deusa protetora dos animais e florestas

Tupã

Deus do trovão e das tempestades, Tupã é tem característica onipresente.
Difundido pelos catequizadores, Tupã não é o trovão, essa era a forma dele se comunicar, segundo a crença.
Ele também não é o deus supremo, essa é outra confusão criada por catequizadores.

Iara/Uiara

A lenda de Iara possui variações, alguns acreditam que ela é irmã de Tupã, deusa das águas. Já no folclore, Iara era uma indígena comum que matou seus irmãos e foi amaldiçoada sendo transformada em sereia.
Ela seduz e mata pescadores os atraindo com seu canto.

Guaraci

Deus Sol, Filho de Tupã, foi criado para iluminar a Natureza e possibilitar a vida na Terra.
Era apaixonado por sua irmã, Jaci, Deusa Lua, mas sempre que Guaraci abria os olhos, Jaci desaparecia.

A junção de “Kó” “‘ara” e “sy” significa “origem deste dia”

Jaci

Deusa Lua, filha de Tupã, protetora dos vegetais e da reprodução
Segundo a lenda, um dia Guaraci, deus Sol, se cansou do seu trabalho e adormeceu, com isso o mundo caiu em trevas, Tupã então criou Jaci, para iluminar a noite.

Rudá

Rudá é o Deus do amor, ele vive nas nuvens e é responsável por amolecer os corações das mulheres e despertar o amor.

Anhangá

Inimigo de Tupã, Anhangá é o deus das regiões infernais, um espírito andarilho que pode tomar a forma de vários animais da selva. Apesar de ser considerado protetor dos animais e dos caçadores, é associado ao mal. Forma mais comum é um veado branco com olhos Flamejantes

CEUCI

Protetora das lavouras e das moradias indígenas, Ceuci foi deu à luz de maneira milagrosa: seu filho, Jurupari, espírito guia e guardião, nasceu do fruto da cucura-purumã (árvore que representa o bem e o mal) com apenas 7 dias de vida Jurupari já aparentava ter 10 anos.

Jurupari

Graças a Jurupari os homens têm tantos privilégios. Quando chegou à Terra o governo era exercido pelas mulheres, mas ele o transferiu para os homens alegando que o matriarcado contrariava as leis de Guaraci (Sol). Os homens então começaram a fazer festividades secretas

Se qualquer mulher visse o que acontecia nessas cerimônias, sofria pena de morte.
Sua mãe Ceuci um dia quis ver o que o filho estava fazendo e foi morta por ele. Não teve sua vida devolvida e Jurupari a levou para o céu e a transformou nas Plêiades.

Sumé
Deus das leis e das regras, Sumé esteve em carne e osso entre os indígenas antes da chegada dos portugueses. Ele ensinou aos indígenas como fazer e controlar o fogo, como cultivar alimentos usando agricultura e passando alguns valores morais.

Sua lenda tem muitas variações por ter sido extremamente difundida por catequizadores. Em algumas variações ele é descrito como um homem branco que veio para ensinar e é atribuído como um santo do cristianismo.

Sumé esteve entre os indígenas pra restaurar a paz, já que pajés estavam cheios de ego e deixando de passar o que precisava ser passado para as tribos
Depois de restabelecer tudo, Sumé andou sobre as águas e desapareceu.
Ele teve dois filhos Tamandaré e Arikonta que se odiavam

Yorixiriamori

Esse deus encantava as mulheres com seu belo canto, o que despertou a inveja dos homens que tentaram matá-lo. Por isso, ele fugiu para o céu sob a forma de um pássaro. É um personagem do famoso mito “A árvore cantante”, dos Ianomâmis.

AKUANDUBA

Divindade dos indígenas araras, da bacia do Xingu, Rigoroso, Akuanduba tocava sua flauta para trazer ordem ao mundo. Um dia pela desobediência dos seres humanos, eles foram lançados na água. Os sobreviventes tiveram que aprender do zero como dar continuidade à vida.

Yebá Bëló

Chamada de “mulher que apareceu do nada”, é citada como a responsável pela criação da humanidade, segundo os indígenas Dessanas. De acordo com a lenda, teria moldado os homens e mulheres das folhas de coca que masca, chamadas de ipadu.

Wanadi

Segundo os indígenas Iecuanas, faz parte de um mito em que o Sol teria criado três seres vivos para habitar o mundo. Apenas Wanadi nasceu perfeito enquanto que os outros dois seriam responsáveis pelo mal do planeta.

Abaçaí

O Deus da Guerra. É o espírito guerreiro que se apossa do indígena que se prepara para batalhas sangrentas. Por isso, dizem que aqueles preparados para a guerra estão “abaçaiados”.

Chandoré

Segundo a lenda, ele foi enviado por Tupã para matar Pirarucu, um “indígena malvado” que o desafiou.

Chandoré fracassou e não conseguiu matar Pirarucu, ele se jogou no rio. Mesmo fugindo da morte, Pirarucu como castigo foi transformado em um peixe.

Angra

A Deusa do Fogo. Segundo a mitologia, Guarani, ela defendia sua tribo contra o ataque de qualquer inimigo. Se alimentava somente de alface, alimento que revigorava suas forças.

Caaporã (Caipora)

Caaporã é irmão de Tupã e Uiara, filho de Nhamandú.

Seu nome significa “habitante do mato”

Muito conhecido no Folclore Brasileiro, como uma criatura e não um deus, que protege os animais e a floresta de qualquer um, inclusive dos próprios nativos.

Tupi

Personagem primordial de todos os povos tupis. O antepassado principal, que deu origem à todos os indígenas. Muitas nações tupis criaram seus nomes como homenagens a Tupi, o grande ancestral: tupinambás, tupiniquins, tupiminós, tupiguaés...

É isso galera.. claro que deve estar faltando algumas informações, devido à escassez de conteúdo sobre as culturas indígenas do nosso país, mas espero que tenham gostado de conhecer alguns desses personagens tão legais quanto os da mitologia grega e nórdica.

Nossa, não imaginei que tanta gente ia curtir saber essas paradas! Haha

Vou aproveitar pra indicar um livro de fantasia nacional.

Leiam a saga “A Arma Escarlate” da autora Renata Ventura.

É riquíssimo em folclore e aborda varios problema que o nosso país vive.

Quando falamos de Criaturas Mágicas, as primeiras que nos vem à cabeça são Dragões, Elfos, Fadas.. Nenhuma do Brasil..

Mas nós temos MUITAS criaturas também..

Vem conhecer algumas.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling