1° O NOSSO PLANETA É UM GRANDE ORGANISMO VIVO E EU POSSO PROVAR
O solo da Amazônia é rico em fósforo, mas ninguém sabia explicar o motivo, já que a chuva constante carrega o fósforo do solo. Um estudo da Nasa mostrou que o fósforo vem através de ventos do deserto do Saara.
2° Segundo os satélites da Nasa, mais de 27 milhões de toneladas de areia viajam do Saara para a Amazônia a cada ano, com cerca de 22 mil toneladas de fósforo, componente essencial para manter a tamanha biodiversidade da floresta.
3° Essa transporte de fósforo permite que exista a maior floresta tropical do mundo. A vegetação da Amazônia sugam a água do solo e essa água vai até o topo das árvores, que transpiram. Essa transpiração se torna vapor de água, em um processo conhecido como evapotranspiração.
4° Essa vapor de água se junta com o de outras árvores/plantas e formam o que os especialistas chamam de "rio voador". Esse "rio", se fosse um rio comum seria o maior rio do planeta, ainda maior que o rio amazonas (que é o maior do planeta).
5° Boa parte desse "rio" gigante se movimenta até uma muralha de pedra, conhecida como "Os Andes" e com todo o clima da área, acaba se transformando em água originando uma chuva. Essa água colide com as rochas as provocando uma erosão e carregando os nutrientes das rochas.
6° Todos esses nutrientes são lançados no oceano e todo esses nutrientes são fonte de alimento para um ser 4 vezes mais fino que um fio de cabelo humano: a diatomácea. A população de diatomáceas dobram a cada dia que se passa.
7° A diatomácea é o segredo para o suprimento de oxigênio no nosso planeta. Elas utilizam sílica dos sedimentos rochosos para criar novas carapaças o que permite sua reprodução. Então, elas realizam fotossíntese. Cada uma delas começam a produzir oxigênio.
8° A cada duas respiradas que você dá, uma vem das diatomáceas. Ou seja, se não fossem esses pequenos seres não estaríamos aqui. A olho nu, não conseguimos observa-las, mas do espaço da pra vê-las em grupos: são gigantes. (pesquise, vale a pena)
9° De anos em anos existem um fenômeno natural que fazem as geleiras se movimentarem mais rápido do que deveriam. Isso faz que com elas esmaguem rochas e carregue seus nutrientes.
10° Quando uma geleira cai no oceano, elas levam com si milhares de nutrientes que também serve de alimento para as diatomáceas. Só que não é sempre que as geleiras derretem e caem nos oceanos, logo, falta alimento para as diatomáceas.
11° Acontecem, que ao morrerem elas vão para o fundo dos mares. Ao decorrer de milhares de anos o leito dos oceanos sobem. O nível do mair cai e o fundo do mar se transforma em um deserto salgado.
12° Ou seja, sabe O deserto que voa ate a Amazônia? Antes era o leito de um mar. O deserto do Saara, há milhares de anos atrás era um mar. A poeira que faz a floresta crescer e serve de alimento para as diatomáceas, já foram diatomáceas.
13° Tudo no nosso planeta está conectado. O nosso planeta age como nosso sistema de órgãos: que só conseguem funcionar se todos estiverem em harmonia e equilíbrio. Equilíbrio é o que mantém a vida na Terra. Se não tivermos oxigênio, morremos.
14° Mas em excesso, o planeta irá arde em chamas igual há milhares de anos atrás. Gostou? Assista a série documental One Strange Rock produzido pela National Geographic. Vi todas essas informações lá. É extremamente bem produzida e é apresentada pelo Will Smith.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
