1° Hoje praticamente muita gente sabe que a Amazônia está em risco. Contudo, existem outros biomas que estão correndo grave perigo, como o Cerrado. Existe um documentário na Netflix chamando: Ser Tão Velho Cerrado que mostra perfeitamente essa problemática.
2° O Cerrado é o bioma mais antigo do mundo. Começou a se formar há 40 milhões de anos atrás. Além disso, o Cerrado é um "hotspot", ou seja, várias espécies de animais e plantas só EXISTEM no Cerrado. Exemplo disse são as plantas que existem lá.
3° As raízes das plantas do Cerrado chegam a alcançar uma profundidade de 30 metros e é por isso que mesmo em um lugar tão quente com poucas chuvas e com um solo extremamente pobre, as plantas conseguem sobreviver.
4° Pois elas usam as águas dos aquíferos e tiram sua alimentação do ar sequestrando uma ENORME quantidade de CO2. Além disso, quando chove, as plantas absorvem a água da chuva e as transporta até aos aquíferos através das raízes, ou seja, uma relação mutua.
5° Como Cerrado é um planalto e está localizado no meio do Brasil, ele funciona como uma espécie de "guarda-chuva". Toda água que é absorvida pelo solo do Cerrado é distribuída Brasil a fora.
6° Pra vocês terem uma ideia o Cerrado é responsável por 75% de vazão de água das principais bacias hidrográficas do país. 95% da água do Rio São Francisco vem do Cerrado e esse rio é responsável por fornecer água para 14 milhões de brasileiros.
7° Mesmo sendo um local extremamente rico em biodiversidade e extremamente importante na questão hidrográfica para o Brasil o Cerrado tem um GRANDE inimigo chamado: SOJA. Para vocês terem uma ideia 90% da expansão agrícola no país em 15 anos está localizada no Cerrado.
8° Os agricultores usam o "Correntão" que no caso são dois tratores ENORMES bem distantes um do outro que usam uma corrente para desmatar tudo que vem pelo caminho: matando árvores plantes e animais para preparar o cultivo da soja.
9° Lá em cima eu disse que o solo do Cerrado é extremamente pobre, correto? Então, como que conseguem plantar soja lá? Fazendo o método de "correção do solo".
10° Por exemplo, eles enchem o solo de hidrogênio e com outros tipos de nutrientes. Mais qual é o problema disso? 1° se você alterar profundamente o solo, ele não consegue mais voltar ao que era antes, ou seja, a vegetação no Cerrado está sendo extinta.
11° 2° ao encher de hidrogênio o solo esse hidrônio será carregado pela chuva que irá para as bacias, aumentando absurdamente o número de algas que consequentemente irá matar muitos peixes que irá consequentemente poluir os rios.
12° Sem contar que, todo o agrotóxico usado também irá para os aquíferos que consequentemente irá para os rios. E os problemas não param por aí. Lembra que eu falei que as plantas do Cerrado conseguem levar água para solo por causa das suas raízes?
13° Acontecem que a soja não faz o mesmo, ou seja, o solo ficará mais seco e consequentemente os aquíferos que dão vazão para 75% das bacias hidrográficas do país não irão receber mais água, ou seja, isso iria desencadear falta de água em todo país, que já está acontecendo.
14° Por mais que a soja também sequestre CO2 o volume em comparação com as plantas do Cerrado é muito baixo, ou seja, essa prática também está contribuindo para o Aquecimento Global. Sabe o que é pior disso tudo?
15° É que o nosso querido presidente Jair Bolsonaro colocou no Ministério do Meio Ambiente uma pessoa que é do agronegócio. O que esperar do futuro do Cerrado? O que esperar do futuro da Amazônia? Vale lembrar que 50% da cobertura original do cerrado hoje não existe mais.
16° Se nada for feito urgentemente, a nossa geração irá presenciar a extinção da maior savana com biodiversidade do planeta. São tempos difíceis pra quem gosta de buscar por informação.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
