Jurandir Filho 🦁 Profile picture
Cientista e provocador da cultura pop. 🔍 Criador do @rapadura e host do #RapaduraCast 🍿 Criador e host do @99Vidas 🕹 ☀️ A vida voa, aproveita!! 🤙

Aug 21, 2019, 13 tweets

As redes sociais da @SonyPicturesBr @SonyPictures estão sofrendo ataques de fãs do #HomemAranha, que estão revoltados com ela por causa da saída do personagem no MCU. O que poucos sabem é que pelo menos 1 vez na vida, um estúdio tem poder de barganha contra a Disney e tão CERTOS!

Os direitos do #HomemAranha em cinema são da Sony. Na parceria com a Marvel, além da produção conjunta, a Sony fica com 95% da bilheteria do filme (5% pra Marvel). Já a Marvel fica com 100% do licenciamento de produtos (camisetas, bonecos, mochilas etc) e merchandising.

A Marvel também pode utilizar o #HomemAranha no MCU como bem quiser, mas nos filmes solos 95% da bilheteria é da Sony. A negociação, com certeza absoluta, era tentar igualar esses números. A Marvel queria 50% pelo menos e a Sony bateu o pé. E TÁ CERTA A SONY.

A Sony lançou #Venom que quase bateu 1 bilhão sem ajuda de MCU. A Sony lançou Aranhaverso, que além de ser uma obra de arte, ganhou 1 Oscar. Eu, se fosse a Sony, não largaria esse osso nem fudendo. Além dos 95%, ainda pediria porcentagens de licenciamentos. 😁

#HomemAranha já não vai estar na Fase 4 da Marvel. Tem 2 anos aí pra essa negociação se estender. A Sony está numa situação MUITO privilegiada dessa negociação. E se o público acha que tudo funciona na camaradagem, tão vendo que não é assim.

Exemplo. Alguns cinemas detestam a Disney pela imposição de contratos. A divisão do ingresso é 50% pro cinema e 50% pra distribuidora. É quase padrão. A Disney cobra 65% e as vezes 75%, alem de exigir que o filme fique 3/4 semanas em cartaz na maior sala do cinema. É justo?

Os cinemas acabam tendo que atacar no preço da pipoca, que talvez você não saiba, mas é o responsável pelo maior faturamento dos principais complexos. Não é a venda de ingresso. Com a Disney monopolizando o cinema, cada vez mais os outros filmes ganham menos espaço.

Então na boa? Finalmente um estúdio pode fazer frente a Disney numa negociação. Se a Sony não fechar com a Disney/Marvel, tudo bem. Ela vai fazer seus filmes do #HomemAranha como sempre fez. Eu quero Spidey no MCU. Mas to bem curioso pros próximos passos da negociação.

Reclamar e xingar a Sony, dizendo que tá sendo escrota, é não conhecer a história atual do estúdio que você curte. A Disney é mestre em negociar e impor contratos absurdos, por confiar no produto. A Sony tem o #HomemAranha, o maior herói do mundo. E eu to comendo minha pipoca.

Olha os comentários nas postagens da Sony promovendo Angry Birds 2. A turma tá revoltada com a saída do Homem-Aranha no MCU.

Se você analisar BEM, a Marvel/Disney precisam muito mais do Spider do que a Sony precisa da Marvel. Olha as bilheterias dos filmes live-actions do Spider que a Sony fez. O pior fez US$ 709 milhões. Isso sem contar o Venom, que fez US$ 856 MILHÕES, sem MCU!

Um fato interessante é que a SONY comprou a Insomniac Games, a responsável pelo recente jogo do #HomemAranha. Obviamente pra fazer o Spider 2 exclusivo pro PS5. PORÉM, TODAVIA, os direitos do personagem em games é da… MARVEL. Hahha. Sem acordo no cinema, sem jogo.

O que tô curioso é pra saber QUANDO o Kevin Feige (presidente da Marvel Studios) vai dar o braço a torcer nesse caso com a Sony. Hoje ele se sente o DONO DE HOLLYWOOD, e tá vendo alguém batendo de frente com ele. A gente sabe que vai ter negócio, a parada é QUANDO.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling