Dizem que o amor é cego. Talvez por isso tanta gente que diz amar a Amazônia, incluindo celebridades internacionais, está usando fotos de 1989, de incêndios no Canadá, de macacos na Índia e coelhos na Califórnia p/ se referir às queimadas que se intensificam neste período do ano.
Como não posso ajudar diretamente, embora os órgãos competentes já estejam trabalhando para amenizar estes problemas, deixo minha colaboração aos que, assim como eu, prezam pela verdade e responsabilidade:
A foto abaixo, que circula com textos apocalípticos sobre a nossa floresta, foi tirada há 11 anos atrás e mostra uma queimada para limpar a terra para criação de gado.
Essa foi publicada por celebridades como sendo atual e já recebeu milhões de curtidas. É sim da Amazônia, mas trata-se de uma foto tirada em 1989, 30 anos atrás, o que revela que este não é um problema que surgiu em 2019.
Um jogador de futebol, excelente, diga-se de passagem, pisou na bola e entrou na onda das imagens fake. Publicou essa foto, de 2013, em seu Instagram, de uma área que sequer faz parte da Amazônia.
Sobre os macacos na Índia e o coelhinho atingido por um incêndio, me refiro a estas imagens, que estão circulando na internet como se tivessem relação com a Amazônia. Fonte: AFP
Informação bônus: não há, até a publicação deste tweet, registros de girafas nativas da floresta amazônica.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.