Romulus Maya Profile picture
📍🇨🇭 Adv internacionalista, 17 anos exilado do 🇧🇷. Conta na 🇨🇭, sim, mas não numerada; e sem numerário! 💸 Editor-Chefe do @duploexpresso.

Aug 23, 2019, 12 tweets

Fake news de @EmmanuelMacron sobre a Amazônia para justificar o "interesse internacional": "produz 20% do oxigênio DO MUNDO"
Tá...
E consome os mesmos 20%, ora essa!
Saldo líquido de zero!
Sabia q ia rolar essa fake news de "pulmão do mundo" e já tinha desconstruído na 2a no DE!

A Amazônia, diferentemente das algas do Oceano, não é um sorvedouro de carbono da atmosfera (carbon sink). A respiração da floresta e a decomposição da sua matéria orgânica liberam todo o CO2 capturado no processo de fotossíntese.

Ora, é uma floresta madura. Há milênios. Se estivesse capturando carbono da atmosfera, deveria estar crescendo, gerando mais biomassa. Obviamente não está.

Isso quer dizer q queimar ela td não tem nenhum impacto ambiental no Brasil?
Claro q tem: altera o regime de chuvas, inclusive no Centro-Sul, provocando secas.
Fora a fumaça, claro.
E a perda de biodiversidade.

Para piorar, queimar é péssimo pra fertilidade do solo, esterelizado pelo fogo e exposto à erosão pela falta de cobertura natural e ao sol diretamente (reduzindo a umidade e a atividade microbiológica).

E p/o mundo?
Queimar a biomassa da Amazônia liberaria enorme estoque de carbono na atmosfera. Se a tese - repito: tese - de q as mudanças climáticas (reais) se devem ao aumento da concentração dos chamados gases de efeito estufa na atmosfera, então essa suposta causa aumentaria.

Bolsonaro usa fake news para o mal.
Macron também usa fake news.
Para o "bem"?
Primeiro, existe "fake news do bem"?
Segundo, Macron se importa com a floresta msm? Ou quer capitalizar internamente o verdismo (fortíssimo na Europa) e, externamente, promover o eco-imperialismo?

Não existem mocinhos em geopolítica. E Bolsonaro, longe de querer defender a soberania brasileira, fez tudo para dar a desculpa de q os gringos precisavam para uma "intervenção internacional".
Fomos os primeiros a ventilar essa hipótese, um mês atrás, no DE.

Tem dois gumes: no curto prazo, rouba da esquerda mais uma bandeira histórica: a luta contra o imperialismo (já roubou antes o discurso anti sistema e até a antagonização à Globo!); no longo prazo, legitima a relativização da soberania brasileira da Amazônia.

Jogada genial de guerra híbrida, em pinça. Em q, mais uma vez, a esquerda cai como pato com um "somos todos Macron"!
Ou seja, anseando por uma intervenção estrangeira no Brasil!
Exatamente como surtados q comemoraram a fake news de "mísseis russos apontados pro BR na Venezuela"!

Permitem q governo mais entreguista e anti nacional de todos os tempos pose de nacionalista e, pior, consiga pendurar na esquerda o rótulo de anti nacional!
É derrota demais!

Esquerda globalista identitária, new left, continua um dos principais ativos políticos da extrema-direita ultraliberal no BR.
(e no mundo)
Elegeu ereelegerá.
Aliás vai perpetua-la.
2 faces da msm moeda.
Duas mãos do projeto de "decrescimento", recolonização e despopulação do BR.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling