Uma das evidências de uma metropolização cada vez mais dispersa em Belém é inferida a partir da intensidade de movimentos pendulares que ocorre entre os municípios que compõem o espaço urbano-metropolitano.
Tome-se como exemplo Santa Izabel do Pará, constituinte da Região Metropolitana desde 2009. Quando se verifica o deslocamento para atividade remunerada (IBGE), verifica-se distribuição em direção a vários dos municípios, ainda que a concentração dê-se ao núcleo, Belém.
Padrão semelhante é encontrado quando se analisa fluxos de deslocamento para serviços de saúde. Note-se que, apesar da busca em outros municípios do espaço metropolitano, há uma concentração maior para Belém. Reflexo da desigual distribuição de serviços especializados.
Vistos em escala, sem identificar as motivações do deslocamento, fica clara a intensidade de fluxos dos movimentos pendulares entre os municípios da metrópole, compondo uma estrutura em rede que reflete a complexificação da rede urbana regional. #Amazônia #Metrópoles #Belém
@CSilvaPry @belemtransito @Belem_Noticias @michelpinho @nadanovonofront @EdmilsonPSOL @obsmetropoles @marinorbrito @EspacoAberto
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
