NO AR. Desenhamos fatos sobre mortes de policiais no Brasil. aosfatos.org/noticias/desen…
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, 343 policiais foram assassinados no Brasil em 2018. Isso significa que, no ano passado, a taxa de vitimização foi de 0,6 para cada 1.000 agentes.
O Anuário do @forumseguranca aponta ainda que as mortes de policiais durante a folga, na maioria das vezes, não são reconhecidas pela instituição. Isso faz com que a família, por exemplo, não receba nenhum tipo de indenização pelo assassinato.
Por mais que a vitimização de policiais tenha diminuído no Brasil, oito estados — Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amapá, Amazonas e Roraima — registraram aumento no número de mortes de agentes.
No ano passado, o Pará foi o mais letal para os policiais (2,9 agentes mortos para cada 1.000 na ativa), seguido de Rio Grande do Norte (2,5) e Rio de Janeiro (1,6). Já em números absolutos, foi o Rio que teve mais policiais mortos no ano passado: 89 agentes.
Em 2018, 104 agentes tiraram a própria vida, um aumento de 42,5% em relação a 2017, quando foram registradas 73 ocorrências do tipo. Isso significa que, em 2018, o número de mortes por suicídio foi maior que o de assassinatos durante o serviço (87).
Os estados que mais registraram suicídios foram São Paulo (30), Minas Gerais (14) e Paraná (11).
Vale ressaltar que o número de suicídios pode ser ainda maior, uma vez que há subnotificação de casos. Também deve ser levado em conta que há um tabu em torno do suicídio.
Além de buscar ajuda nos serviços oferecidos pela corporação, os policiais também podem contar com lugares como o @CVVoficial, que realiza atendimento 24h, via email, chat ou telefone (188).
#SetembroAmarelo
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.