Raquel Recuero also @raquelrecuero@aoir.social Profile picture
Professor @ UFPel & UFRGS (Brazil) @Labmidiars Director #DigitalHumanities #SocialMedia #Discourse

Oct 4, 2019, 13 tweets

Agora a @beccalew apresenta pesquisa s/ a Extrema-Direita no Youtube e os sistemas de busca/algoritmos da ferramenta #aoir2019

@beccalew As pessoas reagem aos sistemas de busca como se fossem "neutros", observam esses resultados como verdadeiros, como reais. Não atinam que há algoritmos, pessoas bombando e etc.

@beccalew Ou seja, que envolvem "human agency" assim como outras formas de manipulação dos resultados.

@beccalew (Oi SEO)

@beccalew Ela diz que esses grupos de extrema-direita são "oportunistas da inovação" e que são muito bons em apropriar essas tecnologias para manipular a cobertura da midia tradicional e espalhar suas ideias.

@beccalew E que tem adotado estratégias de SEO e marketing digital para ampliar o máximo possível a mensagem.

@beccalew Acho que todos nós vemos isso por aqui tb... E acho particularmente interessante esse approach do Youtube como um sistema de busca de informação.

@beccalew A pesquisa anterior dela trabalhou com casos particulares de youtubbers que faziam testes para melhorar os resultados dos seus vídeos, e que, com isso em algumas buscas mais genéricas, esses vídeos de extrema-direita são super representados.

@beccalew Estratégias usadas: Issue hacking, a apropriação de um tópico ou hashtags para espalhar uma mensagem contrária (oi trabalho da @andairamf )

@beccalew @andairamf Outra estratégia: Oppositional cloaking - injetar o conteúdo em hashtags contrárias/termos contrários.

@beccalew @andairamf Outra estratégia: Influencer Amplification - Taggear pessoas que possam ampliar o conteúdo (influenciadores) - Aquilo que a gente tem visto como o uso da "autoridade" para legitimar o conteúdo falso.

@beccalew @andairamf Dog whistles é a última estratégia. Não entendi direito pq acabou o tempo. Mas basicamente o argumento é que a extrema direita está super tech savy na apropriação dos suportes e que os contextos e affordances são importantes para a desinformação.

@beccalew @andairamf Para quem quiser saber mais s/ essa pesquisa, tem esse report do @datasociety feito pela @beccalew - datasociety.net/wp-content/upl…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling