Raquel Recuero also @raquelrecuero@aoir.social Profile picture
Professor @ UFPel & UFRGS (Brazil) @Labmidiars Director #DigitalHumanities #SocialMedia #Discourse

Oct 4, 2019, 16 tweets

Agora o trabalho é sobre Automated dissemination of conspiracy theories on Twitter da jing zeng, Tobias keller e mike schäfer. (Não vou ter tempo de procurar as @s) #aoir2019

Claramente o mesmo problema do BR 😂😂

Chegou na gente!

Claramente ela pesquisa no mesmo lugar onde o governo brasileiro se informa. :P

Now something Jing Zeng says what is key: this type of content offers "good" explanations in a very SIMPLE language.

While science, on the other hand, is not simple nor is explained in a simple way to people. Which increases the chances of conspiracy theories being more "palatable" to people than science.

Ela falou que uma das coisas é que essas teorias da conspiração são baseadas em linguagem simples e explicação que aparentemente tem pé e cabeça. E eu acho que é a principal coisa, pois divulgação científica é geralmente complexa e a gente não consegue falar de modo simples.

Olhem esses resultados!

Ela analisou Twitter, vejam como há intersecção entre várias comunidades de desinformação e teorias da conspiração. Isso é bem interessante pq mostra que há o envolvimento dos mesmos atores em várias dessas conversações.

Chances da conta ser bot (usando o bot-o-meter)

Os dados dela parecem implicar que há teorias da conspiração mais normalizadas (como a questão climática), onde tem menos bots, e outras, como a teoria da terra plana, que tem mais bots, ou seja, discurso menos normalizado e com menos participação das pessoas.

Contas com mais de 500 tweets por dia em vários desses clusters de teoria da conspiração.

@labmidiars @felipebsoares @TaiVolcan Resultados: Contas automatizadas têm impacto limitado no espalhamento de teorias da conspiração de modo geral. (Eu diria q precisam ter legitimação por autoridades para espalharem. Sem legitimação, não conseguem ir longe. O problema é qdo começam a ter essa legitimação) #aoir2019

@labmidiars @felipebsoares @TaiVolcan Que me parece que é o caso que temos no Brasil.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling