🏆 Copa Intercontinental/Mundial 🌎
Ainda há quem diga que “a Copa Intercontinental (extinta após a edição de 2004) não é Mundial”, e apresentam uma série de motivos pra isso. Aqui apresento os motivos pra eu pensar o contrário.
Segue o 🧵...
Alguns fazem questão de exigir reconhecimento oficial da FIFA. Pois bem, isso já foi feito em 2017. Vale deixar claro que apenas o Intercontinental estava na pauta, ao contrário de torneios amistosos como a Copa Rio, sequer cogitados. globoesporte.globo.com/futebol/futebo…
Nem entro no mérito do nível da Copa Rio, que só durou 2 anos. O fato é que se tratava de um encontro amistoso, sem critério técnico definido para os participantes, que muitas vezes rejeitavam o convite para disputar outros torneios similares (e muitas vezes mais fortes).
“Ah, mas não vi uma matéria no site da FIFA sobre esse reconhecimento!” Bom, se nem todos os portais esportivos do planeta informando sobre isso te convence, segue o Media Release da reunião que consolidou o Intercontinental como Mundial: fifa.com/about-fifa/who…
Pra não dizerem que só virou notícia no Brasil, segue matéria da ESPN americana destacando o reconhecimento do título do Manchester United em 1999: espn.com/soccer/manches…
“Ah, mas o tweet da FIFA disse que a participação do Flamengo no Mundial desse ano foi a primeira”. Mera questão de retórica. A FIFA reconheceu os campeões do Intercontinental como campeões mundiais, mas seguirá chamando o torneio de Copa Intercontinental.
Pra ser chamado de #ClubWC, só o torneio deles (o de 2000 + o disputado desde 2005 até hoje). Até por isso, os pentelhos que exigem a lista de campeões no site da FIFA nunca terão isso. Faz sentido, afinal eram torneios diferentes mesmo.
Outros dizem que os brasileiros que venceram em Tóquio assim o fizeram pois os europeus “não ligavam” ou “não valorizavam” o Intercontinental. Sim e não. Nem sempre. Há vários exemplos (atuais inclusive).
Esse é o Milan, em 1999, apresentando Shevchenko, que mais tarde marcaria 180 gols pelo rossonero. Atrás dele, em destaque, os 3 Mundiais do clube (o 4º viria em 2007). Quem já visitou o San Siro, sabe que a fachada do estádio exalta os títulos de Inter e Milan.
Recentemente, o zagueiro Léo Duarte foi apresentado no Milan e lá estavam os quatro mundiais rossoneros, à esquerda da Taça gigante da Champions. Fosse um torneio amistoso, certamente estaria no enorme almoxarifado milanês.
Este é o Estádio do Dragão, casa do Porto, bicampeão europeu e mundial (87/04). Mas resolveram reservar a principal área de seu museu para retratar as finais contra Peñarol e Once Caldas.
Em 74, o Atlético de Madri venceu o Mundial contra o Independiente. O Bayern, campeão europeu, se recusou a disputar, com medo da violência ocorrida em duelos anteriores, principalmente em 69 (ainda eram jogos de ida e volta). É considerada a maior conquista colchonera.
O @trivela publicou uma entrevista com Ryan Giggs, bicampeão mundial pelo United em 99/07, sobre Palmeiras e LDU. Ele dá uma visão inglesa do Mundial, que passa um pouco pelo “se não ganhei, não vale”: trivela.com.br/europeu-esta-p…
O @f_delaurentiis destacou aqui o museu do Real Madrid, que também tem um espaço reservado pros trofeus do Intercontinental.
O Liverpool perdeu as duas Intercontinental que disputaram (Flamengo em 81 e Independiente em 84), mais a final de 05 pro São Paulo, mas rapidamente atualizou sua parede em Anfield depois da final desse ano.
Tem outras coisas óbvias, como o fato dos europeus nunca terem mandado reservas pro Japão. Destaco também a comemoração efusiva do Barcelona em 2009 (já no formato atual), quando conquistaram o mundo pela primeira vez ao parirem uma bigorna contra o Estudiantes, e por aí vai.
“Era Copa Toyota!” Não precisa de muito esforço pra se ligar que esse era o nome do troféu adicional que a patrocinadora do torneio oferecia ao campeão. Bem como a Bridgestone oferece um prato para o campeão da Libertadores e ninguém chama a Copa de “Taça Pneu”.
Há também a corrente do “Intercontinental não tinha times de todos os continentes, logo não era Mundial”. Bom, a Copa do Mundo de seleções também nem sempre contou com representantes de todos os continentes. Somente 3 Mundiais tiveram seleções de todas as confederações: 74/82/06.
Pra vocês terem ideia, a primeira Copa do Mundo, em 1930, teve 13 seleções, sendo 7 da América do Sul, 4 europeias e duas da América do Norte. África? Ásia? Oceania? E ninguém nunca teve a pachorra de questionar o título celeste.
E finalmente, o que acredito ser o principal motivo de alguns torcedores brasileiros insistirem em desvalorizar o Intercontinental: NÃO CONSEGUIRAM GANHAR UM. 🤷🏻♂️
Parabéns aos campeões mundiais pela Copa Intercontinental: Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo. 👏🏻🏆
Atualizando a thread: o que dizer do uniforme do Milan em 90, ostentando a estrela tradicional (na Itália, cada estrela representa 10 scudettos - Milan tem 18) e... a taça da Copa Intercontinental? Aparentemente os caras dão importância. 🤷🏻♂️
Atualizando: pra quem é adepto do “mas cadê a lista no site da FIFA”, bem, essa está lá desde antes da final de 2005... 🤷🏻♂️ fifa.com/clubworldcup/n…
Atualizando: aparentemente, a torcida do Manchester United, clube que tem “alguns” títulos relevantes em sua história, decidiu destacar a Copa Intercontinental nessa faixa em Old Trafford. 🏟
Atualizando com duas contribuições do @FlamengoAltern1: um pôster do Milan publicado pela revista francesa Onze-Mondial e um cartão antigo com os principais títulos da Inter. Olhem como se referem à Copa Intercontinental... 🤔
A revista inglesa World Soccer parecia ter bastante interesse nos campeões mundiais da década de 80, ilustrando em suas capas o Peñarol de 82, campeão sobre o Aston Villa, e o Independiente de 84, que bateu o Liverpool. 🏴
“Flamengo of Brazil swept the lot as they explosively underlined Liverpool’s challenge for the World Club Cup here in Japan”. Claro que os ingleses também destacaram o atropelamento de 81. Valeu @FlamengoAltern1! 🏆🔴⚫️
"Calor no Rio: Flamengo campeão do Brasil. Frio em Tóquio: Porto campeão do mundo de clubes". Capa da edição especial da revista francesa Onze de 1987/88. Os europeus pareciam bem interessados nos campeões mundiais, não? 🤷🏻♂️
“In 2017 the FIFA Council approved the decision to recognise all teams that won the Intercontinental Cup/Toyota Cup / played between 1960 and 2004 / as club world champions.” 🏆🌎
É o que diz o kit da FIFA distribuído no último Mundial:
resources.fifa.com/image/upload/f…
Fez o que em 1981, dona FIFA? 🥰
Mais uma: revista francesa Onze, de abril de 1984, ilustrou Maradona, nos seus tempos de Barcelona, mas tinha também uma reportagem sobre o Grêmio, “campeão do mundo de clubes” de 1983, em vitória sobre os alemães do Hamburgo. 🤷🏻♂️
Become WHAT? 🤔😂🏆🌎🔴⚫️
O maior campeão mundial Real Madrid soma 7 títulos (60/98/02 pela Copa Intercontinental e 14/16/17/18 pela #ClubWC). 🤷🏻♂️🏆
“Conquer the 🌎...” 🏆🔴⚫️
Olha só... “conquer the world in ‘81”, é? 🤷🏻♂️😂🏆🌎🔴⚫️
Os adeptos do Porto saindo às ruas pra comemorar o título da Copa Intercontinental de 2004 sobre o Once Caldas:
Dica do @futebolportenho: que tal a camisa da despedida de Cruyff dos gramados? Mesmo com três Champions no currículo, lembrou do Mundial conquistado em 72 sobre o Independiente (marcou no empate por 1-1 no Doble Visera; Ajax fecharia com um 3-0 em Amsterdã).
Fui alertado pelo @Nichrs: o primeiro ano do Mundial da FIFA sem a Copa Intercontinental… não é que foi uma Toyota Cup também? Não dá nem pra dizer que o torneio foi extinto, mas absorvido pela entidade. Tanto que seguiu disputado no Japão, em dezembro e mesmo patrocinador. 🤷🏻♂️
Aliás, a Toyota seguiu como patrocinador oficial do torneio mesmo depois da unificação do Mundial e mesmo quando não foi disputado no Japão. Inclusive com a tradicional premiação pro MVP do torneio. 🚗
O @trivela fez um ótimo apanhado da imprensa inglesa após o atropelamento rubro-negro em 1981. 🔴⚫️
Sobre os europeus não dando a mínima pro Mundial… O Milan de 2003 que o diga… 😂🤷🏻♂️
Os campeões mundiais de 2004 relembraram a conquista sobre o Once Caldas: 🏆🌎
Gerrard claramente dando de ombros por perder esse torneio amistoso que não valia nada pro Liverpool. 🤷🏻♂️😂
Tem que aturar. 🤷🏻♂️🏆🌎
Grande achado do @flahistoria: edição do Jornal dos Sports retratando matéria da revista inglesa Shoot, que “procurava pelo homem que afundou o Liverpool”. Quanto interesse da mídia inglesa por um torneio… amistoso. 🤭😂🏆🔴⚫️
O @mundialraiz compartilhou alguns prints das transmissões da época e dos sites oficiais de alguns dos clubes europeus campeões mundiais.
As redes sociais deles também reconhecem (como a @FIFAcom já fez) a Copa Intercontinental como título de campeão mundial. Valeu pela contribuição, @mundialraiz. 🏆🌎
O amigo @mundialraiz lembrou bem: alguém lembra por que o Real Madrid disputou a primeira edição do Mundial da FIFA, em 2000? Campeão Mundial pela Copa Intercontinental em 98. O campeão de 99, Man Utd, ocupou a vaga de campeão europeu. 🤷🏻♂️ https://t.co/yDkpim4xHCnews.bbc.co.uk/1/hi/special_r…
Curiosidade sobre o Mundial da FIFA 2000: o Man Utd desistiu da FA Cup daquele ano para viajar ao Brasil. Foi uma solicitação da própria FA, que buscava agradar a FIFA: os ingleses buscavam sediar a Copa de 2006. A decisão irritou torcida e imprensa local. https://t.co/IdpZCGegzenews.bbc.co.uk/2/hi/sport/foo…
Mais europeus valorizando a Copa Intercontinental: museus de Feyenoord (2) e Ajax (2) exibindo suas taças logo ao lado de suas Champions. O Ajax tem até uma área exclusiva pro torneio. Fosse um “amistoso” como alguns tentam emplacar, seria assim? 🤔🇳🇱
Jornal inglês de 1968 dando grande repercussão para o revés do Manchester United frente ao Estudiantes em La Bombonera. Os argentinos se tornariam campeões após 1-1 em Old Trafford.
Em 97, antes mesmo da FIFA se meter em organizar o Mundial, lá estava a Inter de Milão apresentando seu principal reforço com as duas Copas ao fundo, do lado de suas respectivas Taças dos Campeões Europeus, atual Champions (63/64 e 64/65). 🐉
Bom, se o Ronaldo, que ganhou algumas coisas durante a carreira, quis tirar uma foto tirando onda com seus títulos e incluiu a Copa Intercontinental… 🤷🏻♂️
Mais uma contribuição do @futebolportenho: uma thread sobre os 55 anos do Mundial do Racing, o primeiro da Argentina, e como o derrotado Celtic lidou com o torneio. Até o 007 deu as caras… 😎
Nessa entrevista do @DavidLuiz_4 pro site da @fifaworldcup_pt, a entidade segue o já reconhecido desde 2017 e fala da busca rubro-negra pelo bicampeonato mundial. 🏆🏆🔴⚫️ https://t.co/r640B6MnbD
🤷🏻♂️
O @jornalnacional em 2017 noticiou assim o reconhecimento da FIFA em relação aos campeões da Copa Intercontinental. A lista de campeões segue a mesma até hoje. Os não citados… 🤷🏻♂️
Programa da segunda partida da final Ajax 3-0 Independiente, em 1972. A equipe de Cruyff e cia já havia empatado em 1-1 em La Doble Visera. “Wereldbeker”, do holandês: Copa do Mundo. Era o peso do jogo, pelos europeus. 🤷🏻♂️
Uma das principais revistas de futebol da Europa (logo ela, que dizem que “nunca ligou” pra Copa Intercontinental) destacando a conquista do Feyernoord em 1970, quando a competição ainda tinha jogos de ida e volta. Os holandeses levantaram a taça em casa, no De Kuip. 🇳🇱
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.