andrebuck Profile picture
Flacentrista e terraflanista.

Mar 21, 2020, 10 tweets

Não sou médico, nem cientista. Sou administrador, trabalho em comércio eletrônico, e fui da área de planejamento durante uns bons anos da minha vida. Não entendo de doença, mas entendo de números. Vou fazer um fio mostrando alguns. baseado nesta matéria:

g1.globo.com/bemestar/coron…

Fiz uma planilha baseada nos dados apresentados na matéria citada. E fiz projeções com a curva de contágio e mortalidade do covid-19 em três países: Itália(o pior caso), a França, e a China. A segunda coluna é contada a partir do primeiro dia em que 50 casos foram reportados.

Repare que no Dia 9 da série, o ritmo de contágio do Brasil é um pouco pior do que o da Itália, que é idêntico ao da China. O da França é um pouco maior. A Itália está em seu Dia 27, a França no 21, e a China aproximadamente no 120, não dá para confiar muito nos números chineses.

A Itália adotou a quarentena no Dia 12 do série. Nós iniciamos, paulatinamente, no Dia 7, o que teoricamente nos dá uma vantagem. Ignoremos esta vantagem. Vamos assumir a premissa que seremos tão ruins quanto a Itália em controlar a pandemia. No Dia 27 teríamos 18 mil infectados.

A taxa de mortalidade do covid-19 na Itália é a maior do mundo: 8%. Continuando na premissa que seremos tão ruins quanto a Itália, no Dia 27 teríamos 1440 óbitos. Bem longe do milhão que alguns especulam por aí. Na China neste dia da série haviam 2500 óbitos aproximadamente.

Mas André, a Itália é do primeiro mundo, não se compara ao Brasil em termos de saúde pública, saneamento básico, moradia, condição sócio-econômica e cultural. Tudo correto. Então vamos construir outro cenário. Vamos imaginar que seremos CINCO VEZES PIORES que a Itália.

O cenário neste caso catastrófico seria parecido com este apresentado na imagem abaixo. Imaginando que a taxa de mortalidade do c-19 aqui no Brasil seja 50% maior que a da Itália, 12%, fora de qualquer parâmetro encontrado em algum país do mundo até agora, teríamos 54 mil óbitos.

Mantendo este cenário caótico, desprezando que já estão encontrando medicação mais adequada e a possibilidade de descobrirem uma vacina chegaríamos no dia 120 da China atual com 1 milhão de infectados e por volta de 120 mil óbitos. Uma tragédia devastadora, mas longe do 1 milhão.

Fiz este rápido estudo só para mostrar que não se pode minimizar a pandemia como nosso presida faz, mas o cenário apocalíptico que alguns preveem também não me parece correto. Aos amigos bons em matemática, se encontrarem algum furo nas contas me avisem por favor, que posto aqui.

Adicionando mais um tweet ao fio, o que não está dimensionado aqui são os afetados indiretamente pela pandemia. A depressão que isso causará na economia será devastadora, e matará muito, mas muito mais que o vírus, especialmente no Brasil, com nossa terrível desigualdade social.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling