Aos Fatos Profile picture
Valorize o que é real.

Apr 29, 2020, 8 tweets

NO AR. Em 44 horas, bolsonaristas vão de 'fake news' para blindar Moro a ataques ao ex-ministro. aosfatos.org/noticias/em-44…

Perfis bolsonaristas que, na quinta (23), pouparam @SF_Moro e desacreditaram as notícias sobre a saída dele do governo passaram a atacar o ex-ministro após a demissão ser confirmada, no dia seguinte, mostra levantamento exclusivo do Radar Aos Fatos.

@SF_Moro Entre os cem tweets únicos com mais interações de um universo de 16.980 posts publicados em 23 de abril, dia em que foi noticiada a demissão de Moro, 63 continham ataques à imprensa. Críticas a Moro só foram detectadas em três dessas postagens.

@SF_Moro Termos como “fake news”, “mentira” e “extrema-imprensa” foram os mais usados em 23 de abril nas postagens que atacavam a imprensa por conta da notícia da demissão do ministro da Justiça e negavam que Moro sairia do governo.

@SF_Moro Os ataques à imprensa de maior alcance partiram de congressistas da base do governo, como @CarlaZambelli38 e @carlosjordy. Zambelli afirmou que a imprensa estaria “pregando uma peça” e Jordy disse que a Folha, que primeiro noticiou a demissão, estava “blefando”.

@SF_Moro @CarlaZambelli38 @carlosjordy Confirmada a demissão de Moro, o jogo virou e o ex-juiz da Lava Jato perdeu a blindagem do bolsonarismo, que passou a atacá-lo. Em 24 de abril, críticas ao ex-ministro estavam presentes em 35 dos 100 tweets mais populares. Já a imprensa foi atacada em somente cinco postagens.

@SF_Moro @CarlaZambelli38 @carlosjordy Entre os termos mais usados nos tweets mais populares de 24 de abril, ganharam força palavras citadas no discurso de @jairbolsonaro no mesmo dia da saída de Moro. Também foram impulsionadas hashtags governistas, como a #fechadocombolsonaro.

@SF_Moro @CarlaZambelli38 @carlosjordy @jairbolsonaro Dentre aqueles que mais obtiveram popularidade estão também os tweets do deputado Jordy, que criticou o ataque do ex-ministro ao presidente Jair Bolsonaro em sua demissão.

Leia em detalhes e acesse a base de dados usada no levantamento aqui: aosfatos.org/noticias/em-44…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling