Antes do #StarWarsDay, teve Movimento de 4 de Maio, um movimento social, cultural e político que moldou a China moderna. Com raízes no sentimento anti imperialista e amplificado pelo Tratado de Versalhes, o burburinho começou antes, mas foi oficialmente inaugurado em 4/5/1919.
101 anos atrás, protestos estudantis em Pequim deram nome ao Movimento, que reuniu diversos dos principais intelectuais do país no período. A partir daí surgiram importantes discussões sobre a modernização chinesa, adoção de valores ocidentais, soberania, ciência e democracia.
Lu Xun, considerado o principal escritor chinês do séc. XX escreveu contra uma sociedade feudal em contos, que influenciaram o Movimento.
A força desse movimento intelectual e a sua vontade de construir uma nação chinesa moderna se refletiu em figuras como Chiang Kai-shek e Mao.
O Movimento 4 de Maio andou de mãos dadas com o Movimento da Nova Cultura (New Culture Movement, 新文化運動), que surge das frustrações de intelectuais com os resultados da república de 1912. Figuras como Chen Duxiu, Lu Xun e Hu Shih questionavam certos valores do Confucionismo.
Os resultados desses questionamentos e discussões sobre como seria uma China moderna deram origem ao Partido Comunista e a muitos dos embates ideológicos com o Partido Nacionalista (Kuomintang).
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
