Aproveitando a onda do #LavaJatoTraiuAPatria e o aniversário do Assenge, lembro de um texto que escrevi em 2016 que cogita um elo entre a Lava Jato e o lobby das empresas de petróleo americano revelado pelo Wikileaks. Vou resumir o texto rapidinho nesse fio:
Todo mundo deve lembrar que em 2010 o Wikileaks demonstrou documentos oficiais enviados a embaixada americana.
wikileaks.org/Nos-bastidores…
Nesse documento, Carla Lacerda - até então diretora de relações internacionais da Exxon Mobile - demonstrou preocupação com o Conteúdo Local (engenharia brasileira) da lei do Pré-Sal. Segundo Carla, os "fornecedores americanos" seriam "prejudicados" pela lei.
Vale lembrar, que o documento ainda cita a ligação das empresa americanas com o tucano José Serra, então candidato a presidente. Serra perdeu pra presidente mas ganhou pra senador em 2014 e seu primeiro projeto foi pra mudar as regras do Pré-sal.
Aí que está o elo que trato como hipótese: se o desejo americano era destruir concorrentes brasileiras poderiam usar a Lava Jato pra isso?
ocafezinho.com/2016/11/23/do-…
Lembrando que as empresas brasileiras penaram na mão da Lava Jato enquando as estrangeiras passaram suave pelas sede de justiça brasileira. Já escrevi sobre isso também
ocafezinho.com/2019/12/16/enq…
Ahhhh e a Carla Lacerda que tava preocupada com os fornecedores americanos hoje é presidenta da Exxon e está feliz em investir no Brasil 3,5bi. A Petrobrás gastou mais de 5x esse valor pagando multas da LJ nos EUA (imagina essa grana aqui, hein?).
valor.globo.com/empresas/notic…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
