Juliane Furno Profile picture
Professora na Faculdade de Economia UERJ. Doutora em desenvolvimento econômico na Unicamp. Gaúcha e Colorada vivendo no Rio de Janeiro.

Jul 4, 2020, 7 tweets

A INDÚSTRIA IMPORTA! Essa matéria da Folha pinta o quadro da desgraça. Não é só a pandemia, é a opção deliberada pela omissão em matéria de política industrial. A indústria e o emprego industrial são fundamentais. Confira no fio (1/7) www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…

Lá se vão pelo menos 70 anos em que se descobriu a “deterioração dos termos de troca”. Qualquer país que participe do comércio internacional exportando bens primários e importando manufaturados transfere valor ao centro e eleva sua elasticidade-renda por importação do centr (2/7)

A indústria é o setor que tem os maiores encadeamentos e externalidades positivas. Uma atividade industrial mobiliza diversos setores para trás e para frente na cadeia produtiva, além de gerar impactos indiretos importantes nos demais setores produtivos (3/7)

Os empregos no setor industrial são os mais protegidos; pagam melhores salários e absorvem uma mão de obra mais qualificada. A geração de 1 emprego direto na industria impacta em varios empregos indiretos no comércio e nos serviços. Por isso o dado abaixo é preocupante. (4/7)

Estamos afundando na pior crise do setor industrial, com a sua participação no PIB brasileiro remontando a época pré 1930! A industria é o motor do desenvolvimento econômico, nos permite ter mais soberania política e econômica e ficar menos vulnerável aos ciclos econômicos (5/7)

O dado apresentando pela matéria que aponta o fechamento de diversas fábricas impacta o presente mas, sobretudo, o futuro. Isso reflete os limites ao crescimento econômico no próximo período porque limita a expansão de capacidade produtiva disponível (6/7)

A ausência de uma política industrial está saindo caro. Assim nós vamos, finalmente, reduzir o hiato entre produção e capacidade ociosa, mas por um motivo RUIM que é reduzir capacidade produtiva. Estamos consolidando nossa república de soja e bananas, (bananas literalmente. (7/7)

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling