Mais um caso isolado da Polícia Militar! Segue o fio... 👇🏾
metropoles.com/brasil/policia…
O sentimento de repulsa não dá conta do tamanho da dor de testemunhar mais uma vez uma mulher negra brasileira ser agredida violentamente pelo braço armado do Estado. Essa é mais uma situação de operacionalização do racismo institucional pela desumanização de corpos negros!
Temos enfrentado esse tipo de abuso, que muitos teimam em classificar como casos isolados, mas precisamos ser ainda mais incisivas na responsabilização das atitudes racistas cometidas por agentes públicos.
As medidas de afastamento das funções e o julgamento pelos órgãos internos da PM já provaram não serem eficazes p/reduzir as abordagens abusivas de policiais militares contra negros. Em novembro do ano passado, protocolamos o PL 5885/19, de enfrentamento ao racismo institucional.
O projeto quer alterar a Lei do Servidor Público, de modo a garantir formação sobre direitos humanos, enfrentamento ao racismo e a todas as formas de discriminação p/agentes da segurança pública e privada no país.
O PL 5885/19 prevê ainda a exoneração do funcionário público condenado em última instância por racismo. O racismo institucional impõe desigualdades no acesso da população negra aos serviços do Estado e à coloca em extrema vulnerabilidade com relação aos abusos cometidos por PMs.
Estamos diante de fatos comprovados por vídeo, como no caso do americano George Floyd. Não é possível ignorar que se trata de uma abordagem violenta!
Não aceitaremos continuar vítimas do ódio e da violência de quem deveria proteger nossas vidas! Seguiremos lutando por um modelo de segurança pública cidadã!
#VidasNegrasImportam
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
