Natalie Unterstell Profile picture
Confronting climate dystopias and venting on Twitter since 2009. Native 🇧🇷, based in Rio de Janeiro.

Jul 24, 2020, 9 tweets

No mesmo dia que @joseserra_ assina artigo pedindo mais exploração petroleira para salvar as futuras gerações da deseducação #backtothe60s, a The Economist traz matéria com esse gráfico que serve de síntese da discussão que todos com menos de 50 anos PRECISAMOS fazer no Brasil :

Traduzindo o gráfico: o preço do barril de petróleo hoje está em 40 dólares. A esse preço, menos de 40% das reservas totais de petróleo do Brasil são consideradas de extração viável, considerando um retorno >10% pro investimento. Ao preço de 60 dólares, isso passa a quase 80 %.

As petroleiras estão, no entanto, querendo se livrar dos hidrocarbonetos mais sujos, de mais difícil extração e, portanto, mais caros. Elas estão sob grande pressão tanto pela volatilidade dos preços quanto pelas regulações associadas a mudança do clima.

Poluição, violação de direitos e corrupção são precificados pelos mercados. Logo, a licença social para exploração de petróleo está em xeque. Não é uma mera questão de deixar ativos no fundo mar. A questão parece ser: a que preço vale extrair e a que preço, não?

No caso do Brasil, nós investimos muito dinheiro público para viabilizar o pré-sal. Não vai dar para abandonar tudo isso da noite para o dia. Mas tampouco dá para olhar para esses ativos como passaporte para o futuro. Me parece mais uma herança com cheiro de mofo que chegou tarde

Agora vem a questão principal: a recuperação econômica pós-pandemia vai ser feita com base em dívida. Aqui e no resto do mundo. Nós que temos menos de 50 anos vamos pagar essa conta pro resto da vida. No mínimo, temos o direito de pautar as prioridades. Eu voto pela transição!

Transição em que termos?
- da educação, para que seja voltada a economia do futuro
- da energia, para que eletrifiquemos tudo que der
- da mão de obra formada para o pré-sal para outros setores, verdes e críticos para o nosso futuro.

E o José Serra? Ele prescreveu a extração do pré-sal como mandatória para a reativação econômica pós-pandemia. Oras, precisamos sim saber o que fazer com tanto $ que foi enterrado no pré-sal. É o mínimo. Mas não dá para acreditar nesse modelo como base da nossa sociedade.

Nem as petroleiras acreditam mais!
Por isso leilões da ANP e discussões acaloradas sobre regime de partilha serão cada vez mais referências do nosso passado.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling