Depois de mais uma mudança de critérios para definição de bandeiras no RS sem NENHUM AVISO PRÉVIO ou conversa com prefeitos e empreendedores, o que vemos agora é um modelo de distanciamento DEScontrolado. Sinceramente, eu não esperava mais mudanças feitas desta maneira...
Prefeitos se prepararam com base em um modelo que já não existe mais. Empreendedores se prepararam baseando-se em um modelo que já não existe mais. Tenho feito apelos para que prefeitos e empreendedores sejam ouvidos e participem das decisões, mas a escolha do governo é oposta.
Não critico por criticar. Pelo contrário: como muitos, busco ser PROPOSITIVO sempre. Mas infelizmente ações como o anúncio de hoje não podem passar sem a devida observação de que desrespeitam profundamente prefeitos e a sociedade gaúcha. Triste demais!
Por que não conversar antes com os prefeitos? E por que, quando há alguma conversa, o discurso muda com o tempo como foi o caso também do acordo proposto para que regiões do estado tivessem mais autonomia própria? Até agora, nada de concreto...
Não à toa fomos ao STF para devolver mais autonomia aos municípios. Viver nessa incerteza é pra acabar. Não dá pra continuar assim. Não conhecem as realidades locais, olham pra uma planilha (cujos indicadores mudam toda hora) e, "bam! Aguentem as consequências!" Isso não é sério!
Sinceramente, queria poder fazer um tweet mais ameno. Queria poder dizer: "que bom que temos um modelo no RS". Mas hoje, repito, ele é de distanciamento DEScontrolado. A reação de municípios e empreendedores não é opção: é obrigação!
A necessidade é de se dar maior autonomia aos prefeitos e regiões, acompanhando as justificativas pelas decisões tomadas. Eles estão vivenciando o dia a dia da doença e as formas de combatê-la, garantindo a sobrevivência das atividades econômicas sem titubear em defender a vida.
O modelo atual desprestigia as regiões que se organizaram e garantiram retaguarda hospitalar.
Está também desestimulando que se teste.
Regiões que tem menor nível de subnotificação da doença estão sendo penalizadas porque isso supostamente refletiria na velocidade da doença
Ou seja, a nova proposta não está adequada e suas deficiências me parecem vir justamente da falta de diálogo com quem enfrenta a doença lá na ponta. Muitos, aliás, queixando-se de falta de abertura do Piratini a sugestões e a compartilhar decisões.
Estou sempre pronto a ajudar a construir soluções. Faço todo o possível mesmo à distância, aqui de Brasília. Quero só o melhor aos gaúchos. Governador @EduardoLeite_ , com todo respeito, faço um apelo: por favor, converse com quem está lá na ponta ANTES de fazer novos anúncios.
Ouço desde o início da noite de hoje, com os novos anúncios, muita frustração de quem também está dando seu melhor para enfrentar este turbilhão. Tenho certeza de que se todos estivermos juntos e a coordenação de esforços e o diálogo forem a regra, venceremos melhor esse desafio!
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
