Hoje, dia 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, reconhecido pela ONU, e de grande importância para a valorização da cultura e do modo de vida indígena!
Contudo, não é de hoje que o governo Bolsonaro segue negando a identidade indígena, assim como tem uma prática genocida com os indígenas. Sendo assim, por que não falarmos um pouco sobre esses povos tão invisibilizados no Brasil, e principalmente aqui em SP?
Você sabia que 5% da população indígena do Brasil vive no estado de São Paulo? E que a cidade de São Paulo é o 4º município com maior população indígena no Brasi?
Há uma grande distribuição da população indígena por diversos bairros da Grande São Paulo, em função da migração, assim como há aldeias Guarani localizadas na zona sul e zona oeste.
Algumas das dificuldades enfrentadas pela população indígena da cidade de São Paulo são: falta de emprego, condições precárias de moradia, violência, falta de assistência à saúde, mas também uma desigualdade que é singular para com a população indígena.
O poder público desconsidera sua existência, questiona suas identidades étnicas, não reconhece seus espaços coletivos de manifestações culturais, nega sua ancestralidade, entre outros.
Atualmente, o Coronavírus escancara o racismo institucional que sofrem as populações indígenas, mas não se engane, esses povos são povos de luta!
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) realiza um monitoramento dos casos de Covid-19 nos indígenas, paralelo ao do governo, por meio da plataforma “Quarentena Indígena”.
Em abril, lideranças indígenas se organizaram, e cobraram judicialmente que o prefeito Bruno Covas e a Secretaria Municipal de Saúde melhorassem a infraestrutura das aldeias da capital para o enfrentamento do Coronavírus.
Lideranças indígenas conseguiram que o STF e o Congresso Nacional obrigassem o Governo Federal a adotar ações emergenciais de combate à pandemia. Bolsonaro, entretanto, vetou no 08/07 trechos de uma nova lei que prevê medidas de proteção às comunidades.
A verdade é que "o plano do governo é não ter plano algum", Bolsonaro não se importa com as populações indígenas.
É por isso que a sociedade civil deve se aliar às lideranças indígenas e não deixar que esta política genocida se alastre, que esta seja, também, uma data de luta e resistência! #VidasIndigenasImportam
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
