O Flamengo se tornou refém do sucesso de JJ em 2019. Todos no clube sabiam que não haveria tempo para treinar. Que o time já não estava bem. O mais prudente era escolher um treinador que conhecesse o clube, o time, o esquema de JJ. Mas seria inaceitável escolher um brasileiro.
Foram atrás de um similar português do JJ. Não conseguiram. Pressionados pelo tempo, optaram por uma grife em detrimento de uma jogada de segurança. Esta grife foi uma aposta. Quem diz que vai fracassar e quem diz que não vai estão só palpitando. Dome é pato novo, uma incógnita.
A escolha mais prudente seria um treinador local. Não necessariamente brasileiro, mas que tivesse acompanhado de perto o trabalho do Flamengo, mesmo como adversário. Mas o canto da sereia de "revelar" mais um treinador brilhante foi mais forte. Meteram um all in, veremos se cola.
Quando eu leio aqui gente que eu respeito dizer "confio no Dome" me soa exatamente como o cara dizer que confia em Deus. É pura fé, nenhuma base científica ou estatística, zero histórico de sucesso. Apenas fé. Como sou ateu, tenho grande dificuldade em lidar somente com a fé.
Avalio este início de trabalho com minha experiência como torcedor do Flamengo. Não é pouco tempo. Vivi o topo e o poço. E diga a vcs, se o catalão der a volta por cima e colocar o Flamengo de volta às vitórias vou me surpreender muito. Todas as evidências apontam o contrário.
Desejo muito estar errado, até porque não vejo alternativa viável além de pegar na mão do catalão e confiar. Mas esperança não tenho muita não. Segurar esse grupo na unha fazendo o que ele está fazendo é muito difícil. É só ver o tweet do Arraxca hoje. Satisfeito ele não estava.
Análises táticas, jogo posicional, ativo ou reativo, deixo para especialistas, não é a minha praia. Conheço o básico. Mas de Flamengo eu conheço. Sei o que funciona e o que não funciona para o clube e para a torcida. São 50 anos vivendo muito isso. O Dome não cheira a Flamengo.
Porque JJ fez tanto sucesso no clube, além de seu profundo conhecimento pelo jogo? O cara fedia a vitória. Era obcecado por títulos. tinha aquela arrogância de quem sabe pertencer a maior torcida do mundo. O cara exalava Flamengo, mesmo sem ser Flamengo. E a gente amou tudo isso.
Revejam as entrevistas do Dome, mesmo as que ele deu antes de assumir o Flamengo. Procurem o olho brilhando. A faca nos dentes. A confiança de quem vai chegar, ver e vencer. Se vcs acharem me mostrem, eu não vi nada disso até agora. E ISSO SIM É FLAMENGO. Minha modesta opinião.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
