Sextou na quarentena!
Então se ligue nesse fio filosófico da @Cicloramaaah SÓ PARA OS FORTES!
Um tal de Laio, rei da cidade de Tebas e casado com Jocasta, foi avisado pelo oráculo que a mulé não era para emprenhar.
O oráculo sinistro avisou que se fosse desobedecido, seria morto pelo próprio filho e muitas outras desgraças surgiriam.
Mas veja um negócio desse!
Laio, não botou fé e teve um filho com Jocasta. Mas, quando o guri nasceu, bateu o arrependimento. Laio ‘amarelou’ e arrependido ordenou que o recém-nascido fosse abandonado em uma montanha, com os tornozelos furados, amarrados por uma corda. (COITADO DO MOLEQUE)😞
O edema provocado pela ferida é a origem do nome Édipo, que significa "pés inchados".
Se ligou na treta?
O menino era forte e não morreu. Pastores o encontraram e o levaram ao rei de Corinto, Polibo, que o criou como se fosse seu próprio filho.
Quando o moleque cresceu e descobriu que sua origem era meio duvidosa, resolveu conferir o que era mesmo: foi no tal Oráculo de Delfos, saber a real!🤙🏾
Melhor nem ter ido, né Édipo? O oráculo revela seu trágico destino: matar o pai e se casar com a mãe.
Para evitar que a profecia aconteça, foge de Corinto em direção a Tebas. No meio do rolé, encontra-se com o rei de Tebas, Laio.
Aíí....o bicho pega! Continue....
Eles tem uma treta e Édipo desobedece às ordens do desconhecido e uma luta se trava entre ambos, na qual Édipo mata Laio.
Abismada!
No caminho, deparou-se com a Esfinge, um monstro metade leão, metade mulher, que lançava enigmas aos viajantes e devorava quem não os decifrasse, atormentando os moradores de Tebas.
E quem tá ligade qual é o enigma?? Hein, heinn???
Sim...esse aí mesmo que você pensou!
"Decifra-me ou te devoro"
Pegadinhaaa...Nada de cantadasssss: A Esfinge lança para a Édipo este enigma:
"Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio-dia e três à tarde?".
Você sabe? Comenta aqui!
Édipo responde: "É o homem.
Pois na manhã da vida (infância) engatinha com pés e mãos; ao meio-dia (na fase adulta) anda sobre dois pés: e à tarde (velhice) necessita das duas pernas e do
apoio de uma bengala".
Furiosa por ver o enigma decifrado, a Esfinge se mata. (eita)
Édipo torna-se rei e casa-se com a viúva de Laio, Jocasta, sua mãe verdadeira. Uma nova maldição, a peste, cai sobre a cidade. Consultado, o oráculo respondeu que a peste não findaria até que o assassino de Laio fosse castigado.
Ao longo das investigações para descobrir o criminoso, a verdade é esclarecida. Inconformado com seu destino, Jocasta enforca-se e Édipo cega-se . Édipo deixa Tebas, partindo para um exílio na cidade de Colona.
Babadeira essa história!
Freud deixando o seu recado…
Essa foi uma treta para os fortes, confira a revisão e se ligue nos detalhes da história:
Intéé!
DEIXE SEU FAV E DÊ RT! 😉✌️🏾
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
