Observatório da Mineração Profile picture
Para que o neoextrativismo não comprometa uma transição energética justa. Jornalismo. Análise. Pesquisa. Desde 2015.

Sep 1, 2020, 5 tweets

>>> Brasil tem aumento de 129% em barragens consideradas críticas. São 156 barragens em 22 estados. Entre essas, as barragens de rejeitos de mineração são destaque negativo. E mais de mil estruturas no país estão no nível mais alto de risco observatoriodamineracao.com.br/brasil-tem-aum…

Entre as críticas, a principal causa é o estado de conservação ruim das barragens, observado em 114 estruturas. Outras 38 barragens não têm estabilidade comprovada ou não apresentaram documentos essenciais.

Em 2019, ano do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que matou 272 pessoas, o Brasil teve 12 relatos de acidentes e 58 incidentes com barragens em 15 estados, recorde histórico. 31% deles foram em MG. Para comparação, em 2018 foram três acidentes e dois incidentes.

1.096 barragens são classificadas simultaneamente com Dano Potencial Associado (DPA) e Categoria de Risco (CRI) altos. Estas mil barragens correm risco de rompimento e tem potencial de causar enormes danos – inclusive mortes – às populações que vivem abaixo dessas estruturas.

81 das 156 barragens críticas estão em Minas Gerais. Isso inclui barragens da Vale que causaram a expulsão de moradores de suas casas, caso de Macacos, em Nova Lima, na Grande BH, Barão de Cocais, Ouro Preto e Itabirito. No total, são 21 barragens da Vale entre as mais críticas.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling