E no #diadaamazonia vamos conhecer o camarão-da-amazônia ou camarão fantasma (Macrobrachium amazonicum) 🦐
A espécie Macrobrachium amazonicum é uma das mais difundidas em corpos de água da região Neotropical. No Brasil, ela ocorre em 20 dos 27 estados.
{CONTINUA}
Esse danadinho tem uma grande plasticidade fenotípica porque suporta viver em condições bem divergentes, isso pode ser explicado pela modificação do ambiente marinho para o dulcícula (um dia eles chegam lá!).
O camarão da amazônia tem um grande valor comercial, pois é comercializado pela pesca artesanal na região Amazônica, principalmente pelo Pará e Amapá; ele tem uma textura mais firme e sabor mais acentuado do que M. rosenbergii, assim sendo,consumido por todas as classes sociais.
Vale ressaltar que ele é indicado para dietoterapia cardiovascular e serve como isca viva para pesca esportiva, além de poder ser introduzido em policultivo de peixes, pois por serem bentônicos (vivem no fundo) ajudam na limpeza do local.
Preservem nosso maior patrimônio 💚
Fonte: Lima, J. F., Silva, L. M. A., Período Reprodutivo
e Recrutamento de Macrobrachium amazonicum na Foz do Rio Amazonas, Estado do Amapá, 2016;
Silva, R. C., Ecologia populacional e reprodutiva de Macrobrachium amazonicum no reservatório da usina hidroelétrica de Miranda, 2014
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
