👇🏾👇🏾👇🏾A deputada estadual @renatasouzario , escolhida em convenção eleitoral do PSOL, reafirma sua candidatura à Prefeitura do Rio.
O FIO
1) Por trás da atitude da deputada Renata Souza estão duas notas do colunista @laurojardim no @JornalOGlobo .
I) Artistas se mobilizam pelo 'volta Freixo': glo.bo/3isOp9U
II) Freixo insiste que só será candidato com união da esquerda: glo.bo/2RiNLzw
2) O deputado federal Marcelo Freixo era candidato natural do PSOL à prefeitura este ano. Derrotado por Marcelo Crivella no segundo turno de 2016, concorreria pela terceira vez. Desistiu em maio, em razão da dificuldade de formar uma frente de esquerda.
glo.bo/2RobU7O
3) Nas últimas semanas, o ambiente político já degradado do Rio de Janeiro afundou ainda mais. O governador Wilson Witzel (PSC) foi afastado pelo STJ; enfrenta processo de impeachment na Alerj e foi denunciado na Operação Tris in Idem.
glo.bo/35Ci38K
4) Cláudio Castro, vice de Witzel e governador em exercício (PSC) é investigado na mesma operação, assim como André Ceciliano (PT), presidente da Alerj. Pastor Everaldo Pereira, presidente do PSC, está preso.
glo.bo/32mBNva
5) O ex-prefeito Eduardo Paes, candidato ao Palácio da Cidade pelo DEM, foi denunciado na última terça, 08/09, pelo MP-RJ por lavagem de dinheiro, corrupção e falsidade ideológica eleitoral. Ele aparece em primeiro nas pesquisas. bit.ly/2ZzJGMa
6) Candidato à reeleição, Crivella (Republicanos) conseguiu, por 25 votos a 23, impedir abertura de processo de impeachment pelo uso de funcionários
da Prefeitura para calar cidadãos insatisfeitos com os serviços de saúde e impedir o trabalho da imprensa. glo.bo/3bTvRx6
7) Quinta, 10/09, o prefeito foi alvo de busca e apreensão em operação conjunta do MP-RJ e da Polícia Civil. O grupo investiga o "QG da propina" na Prefeitura, que teria como operador o empresário Rafael Alves, irmão do ex-presidente da Riotur. glo.bo/2FwCqt0
8) Ontem, 11/09, foram presos Pedro Fernandes (PSC), secretário estadual de Educação, e Cristiane Brasil (PTB), ex-deputada e pré-candidata a prefeita (PTB). Ambos são investigados por esquema de corrupção na assistência social do estado.
glo.bo/2ZxyuiT
9) Adicione-se a isso a investigação pelo MP-RJ do esquema das "rachadinhas" no gabinete do então deputado, hoje senador, Flávio Bolsonaro (Republicanos). O operador seria Fabrício Queiroz, preso em imóvel Frederick Wassef, então advogado de Flávio.
glo.bo/32nyML0
10) Após o afastamento de Witzel, desafeto de Jair Bolsonaro, o governador em exercício, Cláudio Castro, se aproximou da família presidencial. Conseguiu prorrogação por seis meses do acordo de recuperação fiscal do RJ.
bit.ly/2FA78S3
11) A crise econômica, social, política e ética do Rio de Janeiro já era aguda. E se agravou. Parece óbvio que será necessária a aglutinação de forças democráticas e íntegras em torno da reconstrução do estado e da cidade. Mas há perguntas que precisam ser feitas:
12) Por que a união da esquerda fluminense depende do apelo salvacionista a pessoa, não a um projeto?
Por que essa união depende do apagamento das candidaturas já construídas de três mulheres, duas negras - Renata Souza (PSOL), Benedita da Silva (PT) e Martha Rocha (PDT-PSB)?
13) Por que, em vez de turbinar um desses nomes, a proposta é de dinamitar candidaturas femininas e negras, centro do debate sobre representatividade na política? Justamente quando um ministro do STF aprova a distribuição proporcional de verba para candidaturas negras já em 2020.
👇🏾👇🏾👇🏾@BernardoMF sobre a disputa pela Prefeitura do Rio.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
