Nesta terça-feira, 15 de setembro, tem início a 75ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Dúvidas a respeito? Segue o fio. 👇🏻
As Nações Unidas constituem a principal organização multilateral de escopo universal. Seus três pilares são: 1) manutenção da paz e da segurança internacionais; 2) desenvolvimento econômico e social; e 3) promoção dos direitos humanos.
A Assembleia Geral é o principal órgão deliberativo das Organização e reúne todos seus 193 Estados-membros. Na Assembleia Geral, cada Estado tem direito a um voto, independentemente de seu tamanho, população, poder militar ou econômico.
Embora as resoluções da Assembleia Geral não sejam a rigor obrigatórias e funcionem como recomendações aos países, refletem o grau de acordo intergovernamental e o estado da cooperação a respeito de determinado assunto.
As Sessões regulares da Assembleia Geral, que duram um ano, começam sempre em setembro, em Nova York, em geral na segunda terça-feira do mês. No dia 15 de setembro começa a 75ª Sessão, sob a presidência de Volkan Bozkir, da Turquia, segundo critérios de rotação regional.
Não confundir a Sessão (anual) com o Debate Geral, que começa na semana que vem, 22 de setembro, na chamada Semana de Alto Nível. É aí que os líderes mundiais fazem seus discursos todo ano, atraindo a atenção da mídia para as atividades da Assembleia Geral.
O Debate Geral constitui oportunidade para que os Estados-membros façam pronunciamentos sobre os temas da agenda e suas posições no âmbito da ONU. É comum que tratem de outros assuntos de seu interesse, pois cada país é soberano para decidir o que incluir em seu discurso.
E a tradição de ser o Brasil sempre o primeiro a discursar no Debate Geral? Sobre isso, acesse o meu perfil e dê uma olhada no tweet fixado logo no início. Aproveite para me seguir também se tiver interesse nesses temas!
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.