O POVO Profile picture
Notícias em tempo real sobre o Ceará, o Brasil e o Mundo. Facebook (https://t.co/N2r9QFSnGp) Instagram (https://t.co/MdbGJewitE)

Sep 14, 2020, 10 tweets

DE ONDE VEM O HÁBITO DE COMER ARROZ COM FEIJÃO?

A recente alta do arroz assustou os brasileiros, que também viram o feijão subir, embora mais discretamente, ao longo de 2020.

Mas afinal, de onde vem o hábito de comer arroz com feijão? Segue o fio

A combinação arroz com feijão não possui uma certidão de nascimento, sua origem é imprecisa, mas não é muito antiga: virou hábito em algum momento entre o século XIX e o XX.

Quando os portugueses desembarcaram no Brasil, a base alimentar indígena era a mandioca e seus derivados, como a farinha de mandioca. O feijão era conhecido e comido com pouco caldo e farinha e carne seca.

Já o arroz mais comido aqui, da espécie Oryza sativa, é asiático e foi introduzido na Península Ibérica - onde estão Espanha e Portugal - durante o domínio dos mouros, povo muçulmano de etnia árabe e berbere. Depois, os portugueses trouxeram para cá.

O arroz só vai se expandir e se tornar comercial a partir do século XIX, principalmente no Maranhão, Bahia e São Paulo. Com a chegada da Corte em 1808, ele é introduzido na dieta do Exército e também passa a fazer parte da refeição dos funcionários públicos no RJ.

Em algum momento, arroz e feijão foram unidos no prato. No entanto, ninguém sabe quando. O mais curioso, contudo, é que o binômio arroz e feijão substituiu o feijão e farinha e se tornou o eixo alimentar do brasileiro.

Ao longo dos anos seguintes ao casamento dos dois grãos, surgiram no Brasil várias receitas derivadas daí, como o baião de dois, a feijoada, o feijão tropeiro e o arroz carreteiro.

Ainda assim, as farinhas de mandioca e de milho continuam presentes na base alimentar, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, e em muitas receitas vão misturadas ao arroz ou ao feijão.

No Ceará, além do tradicional baião de dois, várias receitas típicas, como os bolinhos capitão de feijão, o cuscuz de arroz e o de feijão, o mungunzá salgado, o chá de burro e a receita Maria Isabel, utilizam arroz ou feijão.

Muitos povos costumam comer arroz ou feijão diariamente, mas o brasileiro é o único que come arroz e feijão cotidianamente, ou seja, como base alimentar em suas refeições diárias. Quer entender mais? Explicamos essa história aqui: opovo.com.br/noticias/brasi…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling