Fabio Holder, CNPI 6770 Profile picture
Investindo em Ações, FIIs, Stocks e REITs há 16 anos. Fundador, analista e apresentador do Canal do Holder.

Sep 16, 2020, 9 tweets

Um erro muito comum que vejo investidores novatos cometendo - e até alguns com tempo de bolsa - é deixar o fator risco/incerteza/qualidade de suas análises. Muitas vezes isso faz com que investimentos em empresas como WEGE3 e ABEV3 sejam mal interpretados. Segue...

“Ambev não cresce e tem múltiplos altos”, “Weg não cresce tanto e tem múltiplos altos”, são comumente argumentos para se evitar investir nessas empresas - e tudo bem, você não é obrigado a investir em nada. O problema é deixar de investir pelos motivos errados.

Normalmente, empresas de Valor - como é o caso de Weg e Ambev - quando negociam a múltiplos altos há uma indicação de baixo risco, alta qualidade e forte resiliência nos resultados. As vantagens competitivas e a alta probabilidade de manterem sua trajetória são precificadas.

No caso de Ambev, é uma pura cash cow (vaca leiteira): empresa em segmento maduro com baixo crescimento, e empresa com alto market-Share e alta distribuição de dividendos (payout próximo de 100%.

Já Weg é um caso mais parecido de uma empresa Star (estrela): alto market share em um setor em crescimento mais acelerado. Apesar de ser uma indústria - típica de empresa Value - o payout de 50% e o crescimento do setor específico fazem o mercado jogar os múltiplos lá em cima.

A análise qualitativa do negócio da empresa - que talvez seja a mais importante - não pode ser negligenciada na análise de empresas: NUNCA. É isso que faz conseguirmos interpretar o nível de risco que aquele investimento possui, e entender a forma como o mercado precifica o ativo

Além disso, é muito importante sabermos o que esperar ao investir em determinadas empresas. Sempre falei: Ambev NÃO VAI CRESCER, e deve continuar com Yield baixo. Isso é bastante claro pra quem acompanha a empresa há mais de uma década. No entanto, o risco dela é baixíssimo.

Weg, por outro lado, tem ainda muito para crescer, principalmente no mercado externo. No entanto, deve crescer de forma lenta/moderada no consolidado. O risco associado a esse investimento também é baixo. Múltiplos obviamente serão precificados de forma alta pelo mercado.

Para finalizar, nunca se esqueça: qualquer empresa pode quebrar, o futuro é incerto e razoavelmente aleatório, e só a diversificação salva 👊🏽

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling