Luna Profile picture
🚩Vereadora mais votada da história do PT ⭐ |Líder da bancada do PT⭐| 💪🏼Presidenta da Comissão de Direitos Humanos |🎓Advogada e Cientista Social

Sep 16, 2020, 8 tweets

Como São Paulo entregou a saúde para a iniciativa privada e sofremos com isso na cidade? - A thread

Você sabia que de cada 10 unidades de saúde em São Paulo, 6 são geridas pelas OSS? E que cerca de 2 em cada dez são geridas pela mesma OSS, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)?

Imagina o poder que essa entidade tem sobre a saúde na cidade de uma entidade que controla tanto a saúde em São Paulo? E não é só o monopólio, diversos problemas vem junto com essa terceirização!

As OSS (Organizações Sociais de Saúde) dominam a saúde na cidade, especialmente nas periferias. Priorizando corte nos gastos e "eficiência", a saúde das pessoas é colocada em jogo.

As OSS podem demitir e contratar médicos a qualquer momento, o mesmo com funcionários e estruturas. É a total precarização do trabalhador da saúde, não há continuidade no tratamento das pessoas.

Não é a toa que a maioria dos paulistanos considera a gestão da saúde na cidade como ruim ou péssima, segundo pesquisas da Rede Nossa São Paulo.

Cidade Ademar é o exemplo extremo desse problema. Todos os serviços de saúde da região são terceirizados. Em Perus, esse número passa dos 80%. O mesmo se repete em outras 10 subprefeituras!

A situação chegou ao ponto que de cada R$ 100 que a cidade investe na saúde, R$ 40 vão para as Organizações Sociais de Saúde.

Saúde não é mercadoria, é um direito!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling