1. Boa tarde, amigos! Hoje é a "super-quarta": serão decididas as taxas de juros básicas no Brasil e nos EUA. Mas, afinal, muita gente não sabe exatamente o que são juros, e especificamente, o que é a "taxa de juros básica"? Bom, primeiro, juros são o "preço do dinheiro".
2. Como no quadro acima, são classificados como remuneração de um fator de produção - igual ao salário remunera o trabalho e o aluguel remunera o espaço. Já os "juros básicos" são a remuneração dos títulos públicos de um país, aqui emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.
3. A receita ("renda") de um Governo vem da tributação. Mas esta é uma receita empenhada: 96% tem destino definido por lei. Para cobrir seus gastos, os Governos podem fazer 2 coisas: ou emitir dinheiro (isso fica a cargo do Banco Central) ou emitir títulos de dívida pública.
4. Se o Banco Central emitisse mais moeda, isso causaria inflação. Os títulos público são considerados "quase-moeda", porque são intensamente negociados, no chamado MERCADO ABERTO (ou "open market", lembram?): o Banco Central vende e compra esses títulos públicos, diariamente.
5. O Banco Central compra e vende títulos públicos, de um lado, deixando mais ou menos moeda (os Reais, mesmos) no outro, no mercado. Faz isso definindo as metas da Taxa Selic. Quando sobem os juros básicos, os títulos públicos remuneram bem, há menos moeda - e vice-versa.
6. Se a taxa Selic está baixa, há muita liquidez nos mercados (muito "M1", como no quadro). Quando está alta, há pouco dinheiro no mercado (aumenta o "M4", há mais títulos públicos no mercado). Juros altos = dinheiro caro (escasso); juros baixos = dinheiro barato (abundante).
7. Exatamente neste momento, o COPOM (que é composto pelos 9 diretores do Banco Central) acaba de manter a Taxa Básica de Juros, a Taxa Selic, em 2% ao ano. Isso quer dizer que, neste momento, o dinheiro está abundante, no mercado, está "mais barato". br.investing.com/news/economic-…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.