Observatório da Mineração Profile picture
Para que o neoextrativismo não comprometa uma transição energética justa. Jornalismo. Análise. Pesquisa. Desde 2015.

Sep 17, 2020, 8 tweets

>>> Um relatório que será debatido hoje no Conselho de Direitos Humanos da ONU, feito após a visita de uma comitiva ao Brasil, afirma que a Vale teve uma “conduta criminosa imprudente” no caso do rompimento da barragem que matou 272 pessoas em Brumadinho observatoriodamineracao.com.br/relatorio-da-o…

Essa seria a real causa do rompimento da estrutura, e não a instabilidade causada pela liquefação, diz o texto, que também coloca o desastre na conta da permissividade geral do governo brasileiro.

“Após os desastres de Mariana e Brumadinho, nenhum executivo corporativo da Vale, BHP ou Samarco foi condenado por conduta criminosa, uma farsa de justiça sugerindo que alguns no Brasil estão de fato acima da lei”, denuncia o texto.

Para os representantes da ONU, é “espantoso” que uma segunda barragem tenha rompido menos de 4 anos após Mariana. O relatório lembra que a Vale pressionou auditores externos a falsamente certificar a “estabilidade” da barragem de Brumadinho e ignorou alertas sobre os riscos.

A reunião foi transferida para segunda-feira. O debate inclui outras violações socioambientais no Brasil e a possibilidade de resposta do governo brasileiro. Seguimos acompanhando. O relatório sobre a Vale e os impactos da mineração já foi publicado. hrc45.sched.com/event/e3fW/13t…

Link direto para o relatório em inglês aqui: ohchr.org/EN/HRBodies/HR… “A incapacidade de proporcionar uma solução eficaz às vítimas do desastre de Mariana é emblemática do que enfrenta aqueles que buscam justiça e remédio contra as indústrias extrativas”, reforçam.

Enquanto isso...a Vale deve aumentar a sua capacidade de produção de minério de ferro para 450 milhões de toneladas anuais até 2024. A recomendação do Credit Suisse para a Vale é outperform (acima da média de mercado) valorinveste.globo.com/mercados/renda…

Como relata o @JamilChade, o governo Bolsonaro previsivelmente atacou a ONU por causa do relatório, das recomendações e o pedido de investigação internacional contra o Brasil por suas políticas ambientais e de direitos humanos noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling