💪| INVASÃO VERTICAL DOS BÁRBAROS - A SUPERVALORIZAÇÃO DO CORPO E A EXALTAÇÃO DA FORÇA EM DETRIMENTO DA MENTE. |
Por Mário Ferreira dos Santos.
...
Não é mais possível pôr seriamente sobre a mesa de discussão, dúvidas quanto à animalidade do homem, nem que é ele possuidor de uma mente que o torna especificamente distinto de todos os outros animais terrestres, pois é um animal que não só é capaz de avaliar...
valores (os animais também dispõem de uma capacidade estimativa), mas de captar valores enquanto tais, valores possíveis, valores a serem criados, bem como de construir conceitos, e de estruturar toda uma ciência especulativa sobre esses conceitos, a qual, quando bem...
ordenada, alcança as leis que regem todas as regiões do ser, e são válidas em todas as esferas da realidade, o que é supinamente escandaloso para aqueles que desejariam que o Cosmos fosse o Caos, e que nenhuma inteligência houvesse regendo as coisas.
Apesar dessa evidência, há sempre uma tentativa de desmerecer a inteligência em seus aspectos mais elevados. A invasão vertical bárbara neste setor manifesta-se de diversas maneiras, e usa dos mais requintados processos de propaganda subliminal, a fim de influir no subconsciente
humano, de modo a colocar a inteligência em seus mais altos vôos sob a égide da desconfiança e até da calúnia. E procede destes modos:
• EM PRIMEIRO LUGAR PELA EXALTAÇÃO DA FORÇA.
Estimula-se a acentuada valorização dos homens que se revelam possuidores de grande força, mesmo que seja apenas da força bruta. Compara-se com orgulho a semelhança dessa força, alegando-se a grandeza do homem que a possui.
Não importa que seja um débil mental, mas se é capaz de bater recordes, e de dobrar uma barra de ferro, ou de dar um murro igual ao coice de uma mula, estamos, então, em face de um espécime humano de alta valia.
Lutadores, esmurradores, homens que revelam grande resistência...
passam a ser procurados e exibidos como exemplos máximos da natureza humana.
De início apenas são exemplares curiosos e estranhos, mas logo não faltam os valorizadores dessas altas virtudes. Não é de admirar que, desde então, se tornem para os jovens tipos dignos de imitação.
• SUPERVALORIZAÇÃO DA FORÇA.
O homem de músculos de aço já não é um exemplar curioso, é o herói popular, algo que representa um idealtypus das multidões bárbaras.
• VALORIZAÇÃO ACENTUADA DA AGILIDADE E DA CAPACIDADE MERAMENTE FÍSICA.
Como maneira bárbara mais elevada de apreciação dos valores humanos está a valorização acentuada da agilidade, das habilidades físicas. Não quer isto dizer que o civilizado não seja capaz de obte-los, e não
deva valorizar esses aspectos.
Certamente que os obtém e com sinais de inteligência e arte; contudo, enquanto culto, não os tornará como ápices da elevação humana, nem irá, de modo algum, transformá-los em exemplares a serem imitados em primeiro lugar, mas apenas eventualmente e
secundariamente, já que também é necessário que se valorize o corpo e não só a mente.
• VALORIZAÇÃO EXAGERADA DO CORPO EM DETRIMENTO DA MENTE.
Este é um dos aspectos mais graves do barbarismo vertical. “Mente sã num corpo são” é uma máxima
culta.
Nunca, porém, considera um homem culto que mais vale corpo são que mente sã, nem que baste apenas um corpo são.
Sem dúvida a sanidade do corpo é fundamental, porque somos corpo também, mas a sanidade da mente é inseparável da humanidade, sob pena de o homem desmerecer-se em...
seu valor.
Os heróis populares dessa espécie são apresentados apenas sob o seu aspecto físico. Há entre eles muitos que cuidam da sanidade de sua mente e dedicam-se com afinco até nos mais altos páramos do pensamento.
Contudo, o que se faz é apenas salientar a habilidade ou a capacidade físicas, sem qualquer atenção a outras manifestações superiores.
Precisamente, a ocultação desses aspectos cultos é da tática da invasão vertical da barbárie.
ADENDO:
Veja, o Mário não está dizendo que um corpo saudável não é importante. É Claro que é, um corpo saudável também potencializa uma mente saudável.
Sertillanges escreve: "Para pensar, sobretudo para pensar com ardor e sabedoria durante uma vida inteira, é indispensável.."
"... sujeitar ao pensamento não só a alma e as suas diversas potências, mas também o corpo e todas as suas funções orgânicas. Tudo, num intelectual, deve ser intelectual."
Além de potencializar a mente, um corpo saudável é esteticamente superior; a verdade e o belo são transcendentais equivalentes, um é tão importante quanto o outro, pois uma pessoa pode atingir a verdade através do belo.
O relativismo do belo, a disseminação do mau-gosto e a valorização do inferior são tão danosos quanto a supervalorização do corpo em detrimento da mente.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
