Rique Sampaio Profile picture
🏳️‍🌈 Jornalista, designer, criador dos podcasts @codigodocaos e Primeiro Contato. Larguei esse purgatório do Elon. Me encontrem no link abaixo 👇

Sep 18, 2020, 10 tweets

Sabe porque a gente paga 10 vezes mais em um console de videogame no Brasil? A explicação pra isso está nos anos 80. O podcast Primeiro Contato, que eu tô produzindo, vai abordar tudo com muitos detalhes, mas aqui vai um resumo👇👇👇

A reserva de mercado para o setor de informática foi uma política de desenvolvimento econômico estabelecida no Brasil nos anos 70 e oficializada em 1984, durante a ditadura.

A lei impedia a entrada de hardware estrangeiro para que fabricantes nacionais de computadores pudessem se desenvolver de forma justa, sem serem dizimadas pelas gigantes multinacionais. Ela também chutou empresas gringas pra fora, tipo a IBM.

E uma forma de proteger a indústria nascente e incentivar a fabricação nacional era colocando os impostos de importação de peças lá em cima e tornando o processo todo extremamente burocrático (o que já era meio burro pq não se produzia localmente todos os componentes de um micro)

E nada de errado em reservas de mercado: é o caminho normal do desenvolvimento econômico, que aconteceu com todos os países que desenvolveram sua indústria tecnológica, como Alemanha, Coreia e China (inclusive no processo de cópia e engenharia reversa, como rolou no Brasil)

Só que conforme o tempo foi passando, os governos não investiram em pesquisa e desenvolvimento e as universidades (imprescindíveis para o desenvolvimento tecnológico) continuaram sucateadas. Embora a proposta original da reserva fosse importante, sua condução foi ruim.

Com a eleição do Collor, que tinha um discurso liberalista, privatizante, em sintonia com o de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, o governo optou por abrir de vez as fronteiras para os importados em vez de defender a indústria nacional de tecnologia. Falências, demissões etc.

Embora agora a pessoa que importava um computador não cometia mais um crime, pouca coisa havia mudado. Os impostos permaneceram praticamente inalterados, na forma de uma alíquota de importação de 45%, então a mais alta em vigor no planeta -- em 1991, perdia apenas para a da URSS.

Somado ao Imposto sobre Produto Industrializado, o IPI, e o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS, o preço de um computador (ou console de videogame) trazido legalmente do exterior passava a custar o dobro ou mais do seu país de origem.

Se isso não parece novidade para você, é porque de lá pra cá, essa realidade não mudou praticamente nada. Então você paga caro em nome de uma política de desenvolvimento tecnológico brasileiro que não existe desde a eleição do Collor :)
Aqui o podcast:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling