QUAL A SEGURANÇA DA HIDROXICLOROQUINA (HCQ)?
1) Uma revisão de literatura médica realizada em 2020 pela Univ. Charité (Berlim), mostrou que a HCQ tem um excelente perfil de segurança mesmo em pacientes em uso prolongado do medicamento.
Fonte: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32034323/
2) O Guia de Tratamento da Malária (Ministério da Saúde do Brasil, 2020) cita que a Cloroquina deve ser utilizada por 3 a 7 dias, sendo considerada segura para uso em crianças a partir de 10 kg de peso, e até mesmo em gestantes e em mulheres que estejam amamentando.
3) Inclusive, o uso SEMANAL de HCQ é indicado para prevenir a Malária até 1 mês de aleitamento. Neste caso, a recomenda-se apenas acompanhar a gestante quanto à presença de atividade uterina e/ou sangramentos.
4) Cerca de 20% dos pacientes apresentam urticária após o uso de cloroquina, mas nesses casos a medicação raramente precisa ser suspensa, devendo-se apenas tranquilizar o paciente, considerando o evento transitório (p.56).
5) Nas 77 páginas do Guia de Tratamento da Malária do Ministério da Saúde do Brasil, não há qualquer referência quanto ao risco de morte cardíaca súbita devido ao uso de HCQ.
Fonte: saude.gov.br/images/pdf/202…
6) Nas 120 páginas do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatóide (Ministério da Saúde, 2019), a HCQ é considerada um tratamento de PRIMEIRA LINHA, seguro para uso em crianças a partir dos 6 anos de idade.
7) Entre os vários efeitos adversos de HCQ citados no Protocolo de Artrite Reumatóide do Ministério da Saúde Constam, não há qualquer referência quanto à necessidade de de realizar Eletrocardiogramas para iniciar ou acompanhar o tratamento com HCQ.
8) Tampouco há qualquer referência ao risco de morte cardíaca súbita como um efeito colateral do uso de HCQ. Tudo que o protocolo recomenda é realizar um exame de sangue a cada 3 meses de uso e uma consulta com um oftalmologista a cada 1 ano de uso.
Fonte: portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/201…
9) No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Lúpus Eritematoso Sistêmico (Ministério da Saúde, 2013,) a HCQ é considerada segura e eficaz, sendo inclusive recomendada como o tratamento de PRIMEIRA ESCOLHA para as pessoas com Lúpus Discóide.
10) O Protocolo recomenda que pessoas com Lúpus utilizem a HCQ de forma contínua (tópico 8.11), realizando consultas de acompanhamento a cada 3-6 meses. Dos vários exames necessários para o seguimento, não consta a indicação de eletrocardiogramas periodicamente.
11) Nas 19 páginas do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Lúpus Eritematoso Sistêmico do Ministério da Saúde do Brasil, não há qualquer referência quanto ao risco de morte cardíaca súbita devido ao uso de HCQ.
Fonte: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis…
12) Após acompanhar 201 pacientes tratados para Covid19 com o HCQ ou cloroquina, NENHUMA morte por arritmia cardíaca foi observada. Apenas 3,5% dos pacientes tiveram seus tratamentos suspensos devido prolongamento do intervalo QT.
Fonte: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32347743/
13) A avaliação retrospectiva de 819 pacientes com doenças reumatológicas tratados com HCQ por 471 a 2075 dias (idade média dos pacientes: 64 anos +/- 10,9), mostrou que alterações preocupantes no QT ocorrem em apenas 1,5% dos casos.
Fonte: ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
14) Durante a epidemia de Zika Vírus, a Cloroquina foi indicada como um medicamento seguro e eficaz para evitar o risco de microcefalia nos bebês de gestantes contaminadas pelo vírus.
15) Em um estudo da Universidade Federal do RJ em 2016, avaliando o papel terapêutico da Cloroquina e da HCQ no tratamento de gestantes c/ Zika Vírus, nenhuma preocupação qto ao risco de arritmias cardíacas letais foi citada.
Fonte: ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
16) Em 2017, um estudo multinacional avaliou o papel da Cloroquina no tratamento do Zika Vírus. Ainda que a Cloroquina não fosse uma droga “oficialmente” aprovada para o tratamento do Zika, seu uso foi recomendado para reduzir a morbi-letalidade do Zika.
17) Na época, os pesquisadores salientarem que “a ampla disponibilidade da Cloroquina, bem como seu perfil de segurança na gravidez, são benefícios importantes para sua distribuição global” no enfrentamento da epidemia de Zika.
Fonte: ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
18) Agora tire daí suas conclusões se Hidroxicloroquina é um remédio SEGURO ou não.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
