Intercept Brasil Profile picture
Faça parte do jornalismo mais corajoso do Brasil. https://t.co/0jCm41Yj0n

Sep 18, 2020, 13 tweets

1. Nesta quinta, os deputados da @assembleiasc aprovaram mais uma etapa do processo de impeachment do governador de SC, @CarlosMoises, do PSL. E é o presidente da @assembleiasc, Julio Garcia, do PSD, quem tem mais motivos para comemorar. Vem que a gente te explica nesse fio. 🧶

2. Na terça, 15, Garcia, três filhos e sua ex-mulher foram denunciados pelo @MPF_SC por lavagem de dinheiro em um esquema com contratos públicos. Um empresário ex-genro do deputado repassou R$ 3 milhões à família Garcia em pagamentos de contas pessoais.

3. O esquema revelado na denúncia mostra uma intrincada rede de poder que envolve Legislativo, Executivo, Judiciário, Tribunal de Contas, empresas e a imprensa catarinense. É nesse cenário que Garcia transita com "proeminência", destaca o MPF.

4. Os procuradores ilustram a desenvoltura de Garcia no Judiciário com imagens de confraternizações com desembargadores e docs em que magistrados indicavam parentes para cargos na Secretaria de Administração do Estado, órgão central do esquema de corrupção.

5. Na lista apreendida pela @policiafederal, há o nome do atual vice-presidente do TJSC, João Blasi, citado como responsável por indicar um primo. Rodrigo Collaço, que presidiu o @tjscoficial até janeiro, teria indicado um cunhado. Os 2 magistrados negaram qualquer envolvimento.

6. Essa proximidade com desembargadores bem que seria útil se um dos pedidos feito por Julio Garcia para estadualizar a operação da PF Alcatraz, que resultou na denúncia do MPF, fosse aceito por TRF-4 ou @STJnoticias. Ele perdeu todos os recursos.

7. Garcia tb foi conselheiro do @TCE_SC por 8 anos. Na época, foi citado em delações da Lava Jato como negociador de propina para o PSD. Registros do TCE q conseguimos via LAI mostram q ele e o delator – que Garcia negou conhecer – se encontraram ao menos 12x.

8. No inquérito da Alcatraz há interceptações telefônicas que mostram o poder de Garcia na imprensa. Com Paulo Gallotti, diretor jurídico da @nsctvoficial (afiliada @RedeGlobo SC), trata sobre uma entrevista com o então governador dos estado Raimundo Colombo, do PSC.

9. Garcia e Gallotti ainda comentam um plano de fuga para o Paraguai do ex-deputado federal João Rodrigues, do PSD. À época do papo, em 2018, Rodrigues era alvo de um mandado de prisão do STF. Gallotti nos disse ele q e Garcia são "amigos há mais de 30 anos". Viva a amizade.

10. O processo impeachment contra @CarlosMoises trata da inconstitucionalidade de um reajuste a procuradores de SC. Mas o calvário do ex-bombeiro começou em abril, quando o @TheInterceptBr revelou um escândalo na compra de 200 respiradores para covid-19. theintercept.com/series/respira…

11. Na época, deputados demoraram menos de 24h para aprovar a abertura de uma CPI para apurar o caso. Esse ímpeto anticorrupção ficou no passado. Até agora, nenhum parlamentar catarinense, seja de PT, PSL, MDB ou PSD, fez qualquer comentário sobre a denúncia do MPF contra Garcia.

12. Agora só falta a comissão de 5 desembargadores e 5 deputados aprovar o relatório já aprovado pelos parlamentares. São duas Casas em que Garcia tem forte influência. Se aceito por maioria simples, Moisés é afastado por 180 dias e Garcia se torna governador – e ele tem pressa.

13. Denunciado com 3 filhos, Julio Garcia dedicou a sessão do impeachment a eles, que "deram força para chegar até aqui e que suportaram junto todas as dificuldades". Ele definiu a como “histórica, porém, sem ter o que comemorar". A família Garcia tem.
theintercept.com/2020/09/17/tra…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling