Ruth Bader Ginsburg, ministra do Supremo progressista, morreu hj com 87 anos. Politicamente, isso é mais importante do q a própria eleição em nov. Agora Trump pode nomear um substituo e o Senado, controlado pelos Republicanos, provavelmente vai confirmá-lo noticias.uol.com.br/internacional/…
Com mais 1 ministro conservador, é muito provável que o direito ao aborto caia, acesso ao voto seja mais restringido, corporações ganhem mais poder, e muito, muito mais. As decisões são mais duradouras do que no Brasil. O cargo de ministro é vitalício.
No fim do mandato do Obama, morreu um ministro conservador e o líder do senado, Mitch McConnell, impediu a nomeação pq falou q o povo tinha o direito de decidir na próxima eleição (e Trump ganhou). Agora, McConnell segue no cargo e, claro, argumenta q a situação é outra.
Os Republicanos são um partido minoritário — e cada vez mais. Não representam mais do que um terço da população na vdd, então a estratégia deles é restringir acesso ao voto e manipular as regras pra se manter no poder por mais tempo. Controlar o judiciário é chave pra eles.
É por isso que muitos deles seguram o nariz e apoiam o Trump, que eles acham um babaca, mas que está nomeando vários juízes federais e mudando o cenário jurídico. No Senado, McConnell tá, há semanas, basicamente só confirmando juízes, correndo, caso Trump seja derrotado em nov.
Desde que assumiu a presidência em 2017, Trump já indicou — e McConnell confirmou — 216 juizes federais. É 36% mais do q Obama conseguiu no mesmo período. É quase 1/4 de todos os juízes ativos! E já indicou 2 dos 9 ministros do Supremo. É seu maior legado. npr.org/2020/07/02/886…
Lembra da eleição de 2000? Tudo acabou sendo decidido pela Florida, com votação apertadíssima. Os Dems queriam recontar, os Repubs não. Caos. O Supremo bloqueou a recontagem por 5 votos contra 4. Entregaram a eleição pro Bush, que mentiu pro mundo e destruiu Iraque. Isso importa.
Vale mencionar: o Senado tem 100 membros, 53 Repubs. Se apenas 4 deles se recusam a confirmar o indicado, acabou o jogo. 1 já falou que não vai votar. Mas os Repubs são extremamente unificados nestes momentos. A pressão vai ser enorme. Tem pouca chance que 4 deles arregam.
Ginsburg poderia ter aposentada durante a presidência do Obama para garantir que um democrata indicaria seu substituto, mas estava confiante demais q Clinton ia ganhar em 2016. Até previu isso numa entrevista, algo raríssimo pra uma ministra nos EUA. cbsnews.com/news/ruth-bade…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
