Natalie Unterstell Profile picture
Confronting climate dystopias and venting on Twitter since 2009. Native 🇧🇷, based in Rio de Janeiro.

Sep 21, 2020, 11 tweets

Excelente fala do Renato Morgado da @TI_InterBr na audiência da APDF 708 sobre o Fundo Clima: ligou desmonte da estrutura de combate à corrupção e enfraquecimento do combate aos ilícitos ambientais, além de reduzida transparência nos dados públicos e paralisia na governança.

Karen Oliveira da @TNCNatureLab desmente o ponto falado pelo MMA de que $ do Fundo Clima foram retornados ao BNDES para uso em saneamento. Diz que essa medida não traz o enfrentamento aos impactos climáticos que estão ocorrendo agora! E que emissões desse segmento são ínfimos

João Paulo Capobianco @jprcapo faz uma fala didática e precisa sobre o que deveria ter sido feito pelo governo período recente para reduzir desmatamento pra valer.

Espero que Salles e seus secretários estejam assistindo a essa aula.

Agora Raphael Medeiros, do Centro de Empreendedorismo da Amazônia relata: há uma geração "nem nem" entre jovens amazônidas. Muito interessante essa perspectiva socioeconômica - mais ainda aquela dos resultados da educação e articulação do ecossistema de negócios da floresta!

Raphael está quebrando meu coração falando da crise do chocolate 💔💔💔💔💔🤎🤎🤎🤎🤎

Agora @brenda_brito relata que a falta de clareza sobre titularidade de cerca de 1/3 das terras na Amazônia não deveria ser resolvida por meio de tentativas que perpetuam o ciclo de invasão de terras públicas.

Brenda @brenda_brito do @Imazon descreve o ciclo de invasão de terras: começa com (1) invasão, segue c/ (2) desmatamento, que gera (3) documentação formal, e, por fim, (4) pressão sobre o Estado, p/ modificar leis e anistiar invasores.
Modificada lei, há estímulo p/ + invasões.

Por fim, Brenda convida @LRobertoBarroso à reflexão: De qual regularização seus interlocutores estão falando? Aquela que reduz desmatamento? Ou daquela que anistia e legaliza invasões e desmatamento?

@brenda_brito: Queremos mais desmatamento privado para benefício de poucos? Ou queremos ver + conservação? Para que interesse da coletividade prevaleça, é importante garantir recursos para ações de mitigação e adaptação climática, tendo o ordenamento territorial como componente

Agora Mauricio Guetta do @socioambiental faz um raio-X dos gastos do poder público federal, mostrando que esse atua de modo insuficiente.

E, por fim, Mariano Cenamo conta movimentar financiamento para redução de emissões na Amazônia. Excelente @Idesam !

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling