Em imagens de satélite coletadas pelo Inpe na última semana, é possível ver a fumaça dos incêndios na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado sendo levada pelo vento em direção às regiões Sudeste e Sul — no dia 19, boa parte do território brasileiro aparece encoberto pela fuligem.
De janeiro a meados de setembro, foram registrados 69,5 mil focos de calor (que costumam representar incêndios) na Amazônia. Somente na primeira quinzena deste mês, houve crescimento de 86% de focos na região, em comparação ao mesmo período do ano passado.
(Foto: Reuters)
No Cerrado, foram registrados 40,8 mil focos de calor de janeiro a meados de setembro. Somente nas duas primeiras semanas deste mês foram 13,6 mil registros, um crescimento de 9,21% em comparação ao mesmo período em 2019.
(foto: CMBDF)
Já o Pantanal teve o maior crescimento de focos de calor entre os biomas neste ano. Os registros aumentaram 219%, em comparação ao mesmo período de 2019 — de janeiro à primeira quinzena de setembro. Até sábado (19/09), havia 15,9 mil focos correspondentes a 2020.
(Foto: Reuters)
Veja mais na reportagem 👇
As imagens de satélite que mostram avanço de fumaça de queimadas no Brasil
bbc.com/portuguese/bra…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
