Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos e Guarujá, cidades da Baixada Santista
Hoje, quase 60% do comércio internacional do estado de São Paulo vem ou parte do Porto de Santos, que representa mais de 1/4 do comércio brasileiro.
O porto é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, incluindo açúcar, café, milho, soja e sal.
Historicamente, a Ilha de São Vicente abrigou os primeiros assentamentos portugueses no Brasil, recebendo inclusive a viagem do cartógrafo Américo Vespúcio, responsável por nomear o continente americano.
Em 1532, a vila de São Vicente foi fundada, seguido de Santos em 1546.
Ainda durante o século 16, Santos comportou as primeiras escolas jesuítas da colônia após Salvador, na qual habitavam milhares de indígenas do grupo-linguístico tupi, como os tupiniquins.
Após a abolição da escravatura e a necessidade de importação de mão de obra, Santos foi uma das principais regiões onde desembarcaram grandes levas de imigrantes, principalmente italianos e japoneses.
Porém, a pouca infraestrutura da cidade não comportava a crescente população, que deslocava-se para o interior de São Paulo.
O próprio porto não possuía estrutura para receber grandes navios estrangeiros, que muitas vezes acidentavam-se na costa ao tentar atracar.
A costa paulista também era evitada devido aos seus numerosos casos de varíola, febre amarela e tuberculose. Santos foi apelidado como o "Porto da Morte", na qual milhares de marinheiros estrangeiros faleciam devido às doenças.
No século 19, grandes obras de reestruturação urbana e de higiene básica foram empreendidas , que possibilitou a fundação de cidades como Cubatão em 1833 e Guarujá em 1893.
A partir do século 20, o crescimento econômico do estado São Paulo modernizou toda a Embaixada Santista e sua estrutura portuária.
Devido ao crescimento populacional, novos municípios foram fundados, como Praia Grande que emancipou-se de São Vicente em 1967.
Hoje, as cidades da foto comportam mais de 1.5 milhão de habitantes.
Foto por @Geopizzza com tecnologia da @Maxar
Sim, agora acessamos fotos de satélite de qualquer lugar do mundo
Mande seus pedidos de cidades p nós 🤙
Fontes: bit.ly/3hOIlas, bit.ly/32QQDu9 e bit.ly/3mKopt2
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.