Hj é o dia da visibilidade bissexual e eu estou trabalhando com uns dados sobre LGBTs na área de administração e descobri que até 2017 NENHUM ARTIGO SOBRE BISSEXUAIS FOI PUBLICADO EM PERIÓDICO!A invisibilidade tão falada nas redes sociais ocorre também nos nichos acadêmicos (1/9)
, bem como os tipos de assuntos abordados que caem no falso erro de que “+ consumo = +direitos”.
1º ponto é que precisamos “debater as possibilidades a partir de uma compreensão das diferenças que estão obscuras sob o jogo da linguagem qdo a categoria LGBT é utilizada como (2/9)
um acrônimo homogêneo (PANIZA, 2020). Como eu disse, esse estudo na área de administração c um viés crítico identificou entre 2006 e 2017 apenas 34 artigos publicados na área, sendo NENHUM ARTIGO SOBRE BISSEXUAIS FOI PUBLICADO EM PERIÓDICO ATÉ 2017. (3/9)
A maioria (26) foram sobre gays, 5 sobre lésbicas, 4 sobre travestis/trans e 2 LGBTs em geral.
Esse é um estudo que traz reflexões, inclusive de como na área de administração e marketing as identidades LGBTs são exploradas mais na relação de “mais direitos” = “mais consumo”(4/9)
E bem, sabemos que isso é um passo muito ruim sobre o debate e merece um olhar mais crítico da produção nessa área. Basicamente o acrônimo LGBT é símbolo de muitos avanços nos direitos de pessoas LGBTs, mas também tem caráter excludente a partir do que vai (5/9)
ser chamado totalização de um fenômeno social sob o signo universal. Não quer dizer que devemos inutilizar a sigla, mas refletir como isso funciona para pessoas polissexuais e pessoas assexuais; ou quando pensamos em gênero e o impacto disso na vida de pessoas trans; (6/9)
ou quando estamos falando de pessoas intersexo. Enfim, como não apagar outras vivências sem cair numa falsa dicotomia de debate de ser ou uma coisa ou outra? O que as masculinidades cis homossexuais dizem sobre o movimento LGBT?
(7/9)
“Como pode um conceito que visa à solidariedade produzir exclusão? É justamente esta a consequência do movimento universalizante proporcionado pelas categorias que, ao tentar produzir um nós, acaba produzindo um nós menos alguns”.
(8/9)
Entendam mais lendo o artigo “Entre a emergência, a submersão e o silêncio: LGBT como categoria de pesquisa em Administração” (9/9)
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
