Folha de S.Paulo Profile picture
Um jornal em defesa da energia limpa Newsletters: https://t.co/NVUcVDAjzm Assine: https://t.co/OJOZUvKPWW WhatsApp: https://t.co/zAAuCdbnn8

Sep 24, 2020, 11 tweets

LÁ FORA
🇺🇾🇵🇹🇸🇳🇪🇬🇦🇪🇵🇪🇨🇦🇻🇪🇦🇺🇧🇪🇨🇳🇷🇺🇺🇸🇦🇷🇫🇷🇳🇬🇹🇭🇲🇽🇧🇾🇿🇦🌍

Gosta de acompanhar o noticiário internacional? Então você NÃO-PODE-PERDER a newsletter Lá Fora, produzida pela @dianaflott, repórter de @folha_mundo.

Confira:
newsletter.folha.com.br/la-fora/202009…

A news, disparada toda quarta-feira, tem uma linguagem completamente descontraída e leve, sem perder, claro, o foco no conteúdo e nas informações com contextos, análises e opiniões 🗞️🔎💡

Cadastre-se e indique a seus amigos: login.folha.com.br/newsletter

Quer uma palhinha? Vamos lá, confira a última edição:

"Olá!

Depois da Covid-19 e dos protestos antirracistas, mais uma (triste) surpresa pode mudar o rumo da eleição presidencial nos EUA: a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg, aos 87, por complicações de um câncer no pâncreas.

Sua morte deixou um legado memorável e uma bomba eleitoral. Nomeada em 1993 por Bill Clinton, ela foi apenas a segunda mulher a integrar o tribunal. Sua aprovação no Senado foi um daqueles momentos de união bipartidária que quase não se vê mais nos EUA:

recebeu 96 "yeas" e só 3 "nays" —não estou brincando, é assim mesmo que o Senado americano chama os votos "sim" e "não" (teve um senador que não votou).

RBG, para os íntimos, tornou-se ao longo dos anos a juíza mais progressista da corte.

Antes de virar magistrada, ela fez carreira advogando em casos de discriminação contra mulheres e minorias.

A Corte perdeu não só um dos membros que mais influenciou suas decisões nas últimas décadas, mas também um importante símbolo de pautas progressistas,

como o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Uma cadeira vazia no tribunal a 46 dias de um pleito decisivo e polarizado é uma oportunidade política valiosa para um presidente que disputa a reeleição.

E o cenário atual vem com um bônus: a possibilidade de substituir uma progressista por um(a) conservador(a).

Trump poderá dar de presente ao seu eleitorado um juiz alinhado a seus valores. Mais uma promessa de campanha cumprida. Em troca, votos.

E Trump ganha ele mesmo um presente: aumentando a maioria conservadora da corte de 5-4 para 6-3, ele pode dormir mais tranquilo quando assuntos caros à sua base e a ele mesmo forem a julgamento.

Quais assuntos?, você pergunta. Que tal… o resultado da própria eleição num ano com polêmica sobre a contagem de votos por correio?"

Gostou? Então confira a news inteira newsletter.folha.com.br/la-fora/202009… e se inscreva para receber as próximas em seu email login.folha.com.br/newsletter?utm…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling