Grupo de Astronomia da UFMG Profile picture
Somos estudantes e trabalhamos com Divulgação Científica no Observatório Astronômico Frei Rosário. 🔭🌌 Corrija-nos: https://t.co/duKskLU4rw… Redes sociais:

Sep 27, 2020, 15 tweets

A Lua é o mais brilhante e o maior astro do céu noturno. A Lua causa as marés, deixa o clima da Terra mais estável e torna o planeta mais habitável para nós ao regular as oscilações do seu eixo de rotação.

A quinta maior Lua do Sistema Solar, a nossa Lua se formou há milhões de anos durante a formação planetária quando um provável objeto do tamanho de Marte e a Terra se colidiram.

O material resultante do impacto expelido para espaço, entrou em órbita da Terra e deu origem ao único satélite natural do nosso planeta.

Seu nome “Lua” se deve porque a humanidade só conhecia esse satélite natural até as descobertas de outras luas na órbita de Júpiter feitas por Galileu Galilei em 1610.

Quando a humanidade alcançou a era espacial na década de 1950, a Lua foi o primeiro lugar que fomos para além da Terra. Até 1972, vinte e quatro humanos viajaram a Lua e doze pousaram e exploraram a sua superfície.

Com o atual programa “Artemis, a NASA se prepara para construir uma base para a presença humana permanente na Lua.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua e pode ser “total”, quando há um bloqueio total da incidência de luz solar na Lua; ou “parcial”, quando a sombra da Terra cobre apenas uma parte da superfície lunar

Viajando por sua órbita ao longo de aproximadamente 29,5 dias, a Lua apresenta um ciclo de fases, sendo sua face iluminada aquela voltada para a o Sol, a fase da Lua se resume no quanto essa face iluminada está voltada para a Terra.

Os quatro estágios mais comum do ciclo são Lua Nova (0% da face visível está iluminada), Quarto-Crescente (a face visível está 50% iluminada e aumentando), Lua Cheia (100% da face visível está iluminada) e Quarto-Minguante (a face visível está 50% iluminada e diminuindo).

Os eclipses solares acontecem na fase nova e os lunares na fase cheia.

Vemos sempre a mesma face da Lua, pois ela leva o mesmo tempo para girar em torno de seu próprio eixo de rotação e para orbitar em torno da Terra, isto é, a cada um quarto de volta em torno da Terra, a Lua realiza um quarto de volta em torno do seu próprio eixo de rotação.

Esse movimento se chama “rotação síncrona”.
A Lua é um astro celeste curioso, não é mesmo?

Fontes:

1. What is Artemis? Nasa, 2019. Acesso em 22/09/2020. Disponível em: nasa.gov/what-is-artemis

2. The Moon, NASA. Acesso em 22/09/2020. Disponível em:https: nasa.gov/moon

3. Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Fase da Lua, 2018. Acesso em 22 de setembro 2020. Disponível em: astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
4. Pergunte a um Astrônomo, IAG.USP, 2013. Acesso em 22/09/2020. Disponível em:
iag.usp.br/astronomia/per…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling