Sei q debater treta com o Felipe Neto ou debate dos EUA tá bem legal, mas queria chamar atenção para um assunto que entra na pauta hoje q é crucial para o país. Basicamente, o supremo vai decidir o grau de influência da população brasileira sobre a venda do nosso patrimônio.
Trata-se da Reclamação 42.576 na qual congresso e senado acusam o governo Bolsonaro de liberar "subterfúgios que possibilitam encolher o tamanho das empresas-matrizes ilimitadamente, sem o aval do Poder Legislativo". Fachin, relator do processo, já se manifestou contra o governo.
Por exemplo, se o legislativo sair derrotado a Petrobrás poderá vender suas refinarias sem o mínimo de debate sobre o tema. Isso é bem perigoso e pode acarretar no desabastecimento do país ou numa crise de combustíveis pior do q a de 2018 que culminou na greve do caminhoneiros.
Estudos do BNDES e da PUC-RJ mostram q o parque de refino brasileiro n foi construído prevendo competição. Por isso, o país corre sério risco de ficar dependente do mercado privado do petróleo q n tem compromisso com o país, diferente da Petrobrás cuja União é sócia majoritária.
Nós, petroleiros e petroleiras, ratificamos nossa posição de que a população deve ser consultada e que um amplo debate sobre o tema, com especialistas, trabalhadores e população local deve ser realizado para garantir ao povo que teremos energia para trabalhar e sobrevier.
Por isso, intensificamos nossa campanha #petrobrasfica no intuito de levar a população essa preocupação e alertar o supremo sobre esse tema que o congresso e o senado já apontaram ser crucial para o país.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
